Páginas

DIA DAS PERSONALIDADES




DIA DAS PERSONALIDADES



ÍNDICE


QUATRO TEMPERAMENTOS

    

Dia 1
PERSONALIDADE... hoje é o dia do temperamento Sanguíneo... Ele é expansivo, otimista e impulsivo. Extrovertidos e sensíveis, os sanguíneos são indivíduos que não passam desapercebidos, pois são espontâneos e gostam de interagir. Costumam fazer gestos largos e falar bem em público. Seus pontos fortes: são comunicativos, resilientes, adaptáveis e entusiastas; e os pontos que precisam ser trabalhados: impulsividade, falta de atenção, superficialidade e exagero. 

Dia 2
PERSONALIDADE... hoje é o dia do temperamento Fleumático... é sonhador, pacífico, dócil. Prezam a rotina, o silêncio e dificilmente perdem o controle, pois costumam avaliar toda a situação antes de reagir. Pacientes, observadores e disciplinados, preferem não manifestar suas opiniões em público e não costumam reagir bem às críticas. Seus pontos fortes: são equilibrados e confiáveis; os pontos que precisam ser trabalhados: lentidão, resistência as mudanças e indecisão.

Dia 3
PERSONALIDADE... hoje é o dia do temperamento Colérico... é explosivo, ambicioso e dominador. São determinados e possuem grande capacidade de planejamento, além de muita energia e impulsividade. Seus pontos fortes: determinação, habilidade de liderança e praticidade; e os pontos que precisam ser trabalhados: egocentrismo, intolerância e impaciência.

Dia 4
PERSONALIDADE... hoje é o dia do temperamento Melancólico... é tímido, artístico e solitário. Têm a sensibilidade muito aflorada e são pessoas profundas, detalhistas e introvertidas, com certa dificuldade em expor seus sentimentos. São fiéis, desconfiados e tendem a escolher profissões que possam exercer sozinhos. Seus pontos fortes: lealdade, dedicação e sensibilidade; e os pontos que precisam ser trabalhados: egoísmo, pessimismo e inflexibilidade.



TIPOS PSICOLÓGICOS DE KARL JUNG
Tipos Psicológicos de Jung e temperamento
Entre 1920 e 1921 Jung publica o livro “Tipos Psicológicos”. Ele traz uma proposta teórica sobre a estruturação da personalidade, feita através da observação clínica.  Essa teoria não identifica patologias e não está ligada a inteligência ou valores morais.


Atitude introvertida e extrovertida – E ou I
Para Jung, a primeira diferença básica entre as pessoas está na escolha do “mundo preferido: interno ou externo. Jung fala disso como uma “atitude”, um processo interno não observável. Seria uma predisposição para algo, que motiva o comportamento, mas não é o comportamento em si.

É a forma de se colocar no mundo, o modo de direcionar a energia psicológica, e ele pode ser introvertido ou extrovertido.

Todos carregamos as duas possibilidades, mas trabalhamos preferencialmente em um dos pólos. É uma preferência básica e fundamental, que pode ser vista ainda em bebês. Para Jung, essa preferência é inata.

(E) Extrovertido – Relacionamento com o outro é um modo de alimentar as energias. Precisa da sociabilidade. Falar e trabalhar com outros é fundamental para seu equilíbrio. Envolve sociabilidade, expansão, multiplicidade de relações, interesses em assuntos externos, dissipação de energias.

(I) Introvertido – Precisa do isolamento para recuperar as energias. É territorial, deseja um espaço próprio, gosta de atividades solitárias, leitura. Envolve territorialidade, profundidade nos relacionamentos, concentração, relações limitadas, conservação de energias, interesse em assuntos internos.

Funções irracionais – S ou N
Para nossa sobrevivência, dependemos do recebimento de informações, e essa é uma função irracional. Ela se instaura por volta dos 7 anos, e é independente do fato de ser introvertido ou extrovertido.

O sujeito pode ter preferência para receber a informação de duas maneiras:

(S) Sensação – Está preocupado com “o que é”. É concreto, ligado a experiência presente e passada, minha e dos outros. Ela depende de detalhes. Está relacionada aos sentidos. Acreditam nos fatos, na realidade. É prática, observa detalhes. Quando conversa está interessado em experiências e histórias de vida. Valoriza experiência, sabedoria do passado, é prática, “pés-no-chão”, praticidade.

Atividades relacionadas: exemplo, concretizar uma teoria, behaviorismo, engenharia, administração, medicina, repórter.

(N) Intuição – Recebe a informação sem chegar ao nível da consciência. A informação chega pronta. “Não sei como sei”. É o insight. Não é místico. A velocidade com que a informação é processada pelo cérebro é tão rápida que o processo não chega à consciência. É inovativa, usa metáforas, gosta de fantasia e ficção. A vida é repleta de possibilidades, trabalha no futuro e com ideias complexas. Vive na antecipação. Valoriza intuição, visão de futuro, é especulativa, voltada para a inspiração do momento. Envolve o possível, a fantasia, ficção e imaginação.

Atividades relacionadas ao “N”: estudar uma teoria, falar de princípios gerais, além do fato; economia, filosofia, jornalismo.

Funções racionais – T ou F
As funções racionais estão relacionadas à maneira de julgar a qualidade da informação. Se estabelece por volta dos 14, 15 anos, e parece ter relação com o gênero. Elas podem ser de dois tipos:

(T) Pensamento – Busca o certo ou errado, é universal, impessoal. (engenharia, medicina, contabilidade). Escolhe segundo uma base impessoal, objetiva. É a objetividade, princípios, leis, critérios objetivos, firmeza nas colocações, abordagens impessoais.

(F) Sentimento – É baseada em decisões pessoais, valorativas, considera as circunstâncias. “Porque eu gosto”. (empatia, psicologia). Escolhe segundo uma base pessoal, subjetiva. Envolve a subjetividade, harmonia nas relações humanas, valores sociais, valorização das circunstâncias, compreensão.

Segundo Keirsey e Bates, a pessoa F teria uma certa vantagem sobre a T, já que a educação formal exige uma postura mais racional, obrigando a pessoa F a desenvolver seu lado T. Já o oposto não acontece.

Estilo de vida – J ou P
Em 1940, Myers-Briggs atualizaram essa teoria, trazendo um novo fator diferenciador: o estilo de vida.

(J) Julgamento – é organizado, planejado, estruturado. Busca o fechamento para a tomada de decisão. Fechado, conclusivo, julgado. Demonstra senso de urgência até tomar uma decisão pendente. Deseja o fechamento, decisões tomadas, prazos, procedimentos, situações definidas. Persegue uma ética do trabalho, se orienta pelo produto. É estabelecido, fixado, decidido, planejado, toma decisões, estabelece prazos, cumpre tarefas, tem sentido de urgência nas decisões.

(P) Percepção – Acumula informações, precisa manter as possibilidades abertas. Dar-se conta, tornar-se consciente.  Resiste a tomar decisão, espera sempre o maior número de dados para dar base às suas decisões. Deseja situações em aberto, não definidas em prazos, sem procedimentos nem rotinas. Persegue uma ética do lazer, se orienta pelo processo. Envolve aspectos pendentes, precisa de mais dados, flexibilidade, adaptação conforme as coisas ocorrem, opções em aberto.



Dia 5
PERSONALIDADE... hoje é o dia do Reflexivo extrovertido... para Jung, corresponde aos indivíduos cerebrais e objetivos, que atuam quase exclusivamente na base da razão. Só dão como certo aquilo que se comprove com as devidas provas. São pouco sensíveis e podem ser até mesmo prepotentes e manipuladores com os outros.


Dia 6
PERSONALIDADE... hoje é o dia do Reflexivo introvertido... para Jung, é uma pessoa com grande atividade intelectual, que, no entanto, tem dificuldade para se relacionar com os outros. Normalmente é uma pessoa teimosa e determinada em alcançar os seus objetivos. Por vezes é visto como um inadaptado, inofensivo e ao mesmo tempo interessante.

Dia 7
PERSONALIDADE... hoje é o dia do Sentimental extrovertido... para Jung, tem grande habilidade para entender os outros e para estabelecer relações sociais são os sentimentais extrovertidos. No entanto, é muito difícil para eles se afastar do seu grupo e sofrem quando são ignorados. Têm muita facilidade de comunicação.


Dia 8
PERSONALIDADE... hoje é o dia do Sentimental introvertido... para Jung, corresponde a pessoas solitárias e com grande dificuldade para estabelecer relações com os outros. Pode ser pouco sociável e melancólico. Faz todo o possível para passar despercebido e gosta de permanecer em silêncio. Contudo, é muito sensível às necessidades dos outros.


Dia 9
PERSONALIDADE... hoje é o dia do Perceptivo extrovertido... para Jung, têm uma fraqueza especial por objetos, ao ponto de lhes atribuir qualidades mágicas, ainda que façam isso de modo inconsciente. Não são apaixonados pelas ideias, a não ser que ganhem uma forma concreta. Procuram o prazer acima de tudo.


Dia 10
PERSONALIDADE... hoje é o dia do Perceptivo introvertido... para Jung, personalidade muito própria de músicos e artistas. As pessoas perceptivas introvertidas colocam uma ênfase especial nas experiências sensoriais: dão muito valor à cor, à forma, à textura…  O mundo deles é o mundo da forma, como fonte de experiências interiores.


Dia11
PERSONALIDADE... hoje é o dia do Intuitivo extrovertido... para Jung, Corresponde ao típico aventureiro. As pessoas intuitivas extrovertidas são muito ativas e inquietas. Elas precisam de vários estímulos diferentes.  São determinadas a alcançar objetivos, e uma vez que conseguem, passam para o próximo e esquecem o anterior. Elas não ligam muito para o bem-estar daqueles que as rodeiam.


Dia 12
PERSONALIDADE... hoje é o dia do Intuitivo introvertido... para Jung, São extremamente sensíveis aos estímulos mais sutis. A personalidade intuitiva introvertida corresponde ao tipo de pessoas que quase “adivinham” o que os outros pensam, sentem ou se dispõem a fazer. São criativas, sonhadoras e idealistas. É difícil para elas “colocar os pés no chão”.


16 TIPOS DE PERSONALIDADES
Essa teoria parte da pesquisa sobre Oito Tipos Psicológicos deCarl G. Jung, que foi melhor desenvolvida por Katharine Cook Briggs e Isabel Briggs Myers. Elas definiram 16 tipos de personalidade.

A combinação desses critérios define o tipo de personalidade. As preferências de cada pessoa são estabelecidas de acordo com os seguintes eixos:
Introversão (I) e Extroversão (E): é determinada de acordo com a sua fonte de energia, se vem do mundo interior ou exterior;
Sensação (S) e Intuição (N): é a forma como você prioriza a síntese de informações, sempre existindo uma função dominante e outra auxiliar;
Racionalidade (T) e Emoção (F): é o modo como você trata as informações a que têm acesso;
Juízo (J) e Percepção (P): tem a ver com a nossa função principal e determina o seu modo de ação.


   



Dia 13
PERSONALIDADE... hoje é o dia do LÓGICO... para as Briggs, Esse grupo costuma ser estratégico, independente e reservado. São pessoas que gostam de dominar conhecimentos, competências e conceitos que valorizam a lógica e a consistência. Alguns exemplos de carreira são: Engenharia, Desenvolvimento de Sistemas e Ciências da Computação.


Dia 14
PERSONALIDADE... hoje é o dia do INOVADOR... para as Briggs, Quem se encaixa nesse tipo se destaca por ser adaptável, analítico e criativo. Sua maior motivação é inovar, pois são persistentes e gostam de criar e recriar processos. Algumas opções de carreira são: Design, Administração e Arquitetura.


Dia 15
PERSONALIDADE... hoje é o dia do COMANDANTE... para as Briggs, Críticas, lógicas e curiosas, pessoas com esse perfil adoram liderar. Por serem sociáveis e confiantes, conseguem apresentar bem suas ideias. Além disso, valorizam a lógica, costumam ser estrategistas e gostam de jogar com diferentes cenários. Exemplos de carreira: Direito, Engenharia, Economia e Publicidade.


Dia 16
PERSONALIDADE... hoje é o dia do ARQUITETO... para as Briggs, Lógicos, autoconfiantes e independentes, esse grupo é um bom aplicador de modelos teóricos e construtor de sistemas complexos. Mais contidos e reservados, preferem trabalhar com grupos pequenos. Opções de carreira: Direito, Redação e Consultoria.


Dia 17
PERSONALIDADE... hoje é o dia do ANIMADOR... para as Briggs, Essas pessoas se destacam pela simpatia e pela necessidade de agradar. São bem-humoradas, cooperativas, divertidas, sociáveis e tolerantes. Dons artísticos e habilidade para os relacionamentos são características importantes. Exemplos de carreira: Relações Públicas, Artes e Vendas.


Dia 18
PERSONALIDADE... hoje é o dia do AVENTUREIRO... para as Briggs, É um grupo mais sensível, perfeccionista e modesto. São pessoas com inteligência cinestésica apurada e que se motivam por expressões não verbais. Alguns exemplos de carreira são: Artes Plásticas, Música, Teatro e Gastronomia.


Dia 19
PERSONALIDADE... hoje é o dia do VIRTUOSO... para as Briggs, Quem se encaixa nesse perfil costuma ser impulsivo, prático e adaptável. São indivíduos com comportamento desbravador e que gostam de superar limites. Como outros grupos introvertidos, são discretos e preferem trabalhar com equipes menores. Exemplos de carreiras: Educação Física, Artes e Pilotagem.


Dia 20
PERSONALIDADE... hoje é o dia do IMPREENDEDOR... para as Briggs, São competitivos, negociadores e autoconfiantes. Por isso, enxergam boas oportunidades com facilidade. Capazes de alcançar seus objetivos e aproveitar recursos de forma criativa, costumam se dar bem quando precisam negociar produtos, ideias e serviços. Opções de carreira: Administração, Relações Públicas e Empreendedorismo.


Dia 21
PERSONALIDADE... hoje é o dia do ATIVISTA... para as Briggs, Diplomáticos por excelência, são pessoas que se diferenciam pela necessidade de motivar e agregar o grupo com o objetivo do bem maior. Sociáveis e entusiasmados, são profissionais capazes de enxergar o talento dos outros. Exemplos: Direito, Política e Diplomacia.


Dia 22
PERSONALIDADE... hoje é o dia do MEDIADOR... para as Briggs, Empatia é a marca desse grupo. São sensíveis, discretos e compreensivos, capazes de notar facilmente as necessidades do outro. Opções de carreira: Jornalismo e Direito.


Dia 23
PERSONALIDADE... hoje é o dia do PROTAGONISTA... para as Briggs, Prestativos, entusiasmados, envolventes e idealistas, essas pessoas são especialistas em desenvolvimento pessoal. São capazes de identificar talentos alheios e trabalhar para potencializá-los. Exemplos de carreira: Professor, Mentoria, Educação Física e Coaching.


Dia 24
PERSONALIDADE... hoje é o dia do CONSELHEIRO... para as Briggs, Esse grupo se destaca por ser reservado, idealista e profundo. Como conquistam facilmente a confiança e simpatia das pessoas, conseguem motivar equipes para atingir o seu melhor desempenho. Opções de carreira: Psicologia, Assessoria de Imprensa, Educação e Coaching.


Dia 25
PERSONALIDADE... hoje é o dia do EXECUTIVO... para as Briggs, Pessoas desse grupo são objetivas, decididas e eficientes. São motivadas pelas responsabilidades que recebem, valorizando estabilidade e segurança. Gostam de assumir obrigações e liderar grupos. Exemplos de carreira: Administração, Contabilidade, Finanças, Vendas e Gestão Pública.


Dia 26
PERSONALIDADE... hoje é o dia do INSPETOR... para as Briggs, Em geral, são sistemáticos, organizados, práticos e realistas. São pessoas fiéis e que gostam de pertencer a grupos ou empresas. Reservados e conservadores, buscam a manutenção da tradição e valores da equipe na qual trabalham. Exemplos de carreira: Administração, Auditoria, Finanças, Saúde e Gestão de Projetos.


Dia 27
PERSONALIDADE... hoje é o dia do DEFENSOR... para as Briggs, Detalhistas, pacientes e humildes, essas pessoas se destacam pelo prazer em servir ao próximo. Se preocupam com o bem-estar de todos e buscam a melhoria do ambiente para o bem comum. Algumas opções de carreira são: Assistência Social, Saúde e Gestão Ambiental.


Dia 28
PERSONALIDADE... hoje é o dia do PROVEDOR... para as Briggs, Indivíduos desse grupo costumam ser cooperativos, sociáveis e afetivos. Suas decisões colocam as pessoas em primeiro lugar. Ficam motivados quando conseguem estabelecer e manter bons relacionamentos. Exemplos de carreira: Consultoria, Relações Públicas e Assessoria.


Dia 29
Dia 30
Dia 31


Pr. Jônatas David Brandão Mota


<a name="xxxxx"></a>