HISTÓRIA DA SALVAÇÃO






ANTES DA CRIAÇÃO
em algum momento da eternidade, Deus, que é um só, mas é tão eterno, perfeito, supremo e completo que é como se fosse muitos, dentro de Sua sabedoria infinita, desejou criar o ser humano com autonomia. Para isto criaria à Sua imagem e semelhança. Fazendo assim, com Sua onisciência, soube dos muitos resultados desta atribuição, inclusive sobre a "Queda Espiritual", sobre a Graça que é o melhor plano para salvar o maior número de pessoas dotadas de "imagem e semelhança", e sobre quantos e quais pessoas se submetereia a tal plano.

Imagem e Semelhança, entre outras atribuições, é a capacidade de entender sobre o bem e o mal, escolher um ou outro, e ser respeitado em sua escolha e consequências.


A CRIAÇÃO
depois de tudo sabido, pensado, planejado e desejado, Deus criou tudo no universo, inclusive a terra e todo seu meio ambiente complementado com muitas espécies de animais, para, por fim, e principalmente, criar o ser humano à Sua "imagem e semelhança". Tudo foi criado em função do bem estar destes seres humanos. Do jeito que criou todos os animais, e sabendo que o homem precisaria de uma adjuntora, criou macho e fêmea. Foram criados com corpos materiais e mortais, pois teriam pouco tempo neste mundo, nesta vida, indo depois para uma segunda vinda, definitiva, a depender de como reagiriam à Graça.


A QUEDA
como Deus sabia com antecedência, com Sua onisciência, os seres humanos, dotados de "imagem e semelhança", tiveram um momento de sua existência para viverem a desobediência. Sabiam do mal e escolheram. Isso desencadeou uma série de degradações em toda criação, e no "imagem e semelhança" das pessoas envolvidas, diminuindo muito o nível desta atribuição em cada um, e toda descendência deles. Nesta condição, passam a ser compreendidos por Deus como condenados, incapazes de passar a eternidade no céu com Ele. Numa boa comparação, foram criados com toda semelhança a Jesus Cristo, mas com este pecado original, perderam esta grande semelhança, caindo a níveis muito baixos, muito diferentes do Senhor.


A GRAÇA
este plano é um conjunto de ações de Deus para salvar o maior número possível de pessoas no mundo, em todos os tempos. Neste plano inclui a Revelação de Deus a todas as pessoas e a Tri-atuação do Espírito Santo que é Convencer, Converter e Santificar o máximo de pessoas, individualmente ajudando cada pessoa num processode salvação, de recuperação delas da condição de condenadas eternas por causa da Queda no pecado original.

Convencer é levar todo ser humano a entender sua situação pecaminosa em relação a Deus, e as consequencias eternas que isto traz a cada cum. E isto Ele faz bem, pois todo pessoa é convicta desta situação.

Converter é guiar toda pessoa que reagiu bem diante do convencimento, que entendeu sua situação e se propôs mudar, e se colocou como interessada em ser uma nova criatura. Isto é essencial, pois Deus não obriga ninguém a isto, respeita a vontade da pessoa com sua "imagem e semelhança". A partir desta vontade pessoal e interior, o Espírito opera o arrependimento, o novo nascimento, que é a conversão, a mudança de natureza, faz dela uma nova criatura.

Santificação é um processo, quando o Espírito começa a operar mudanças no indivíduo que passou pela conversão, fazendo com que, dia a pós dia, cada vez mais, esta pessoa fique mais e mais parecida com Jesus, como Adão antes da Queda. Para tanto, o nível de "imagem e semelhança" passa a crescer e a se manifestar com atitudes indicadas na Bíblia, como "fruto do Espírito".


A REVELAÇÃO
Deus sabia bem que tudo isto iria acontecer, mas continuou amando muito cada ser humano. Por este amor, Ele, antes da criação, planejou a Graça, e entre suas ações neste plano, uma era o se Revelar de muitas maneiras para que o máximo de pessoas pudessem saber sobre Ele e esse Seu amor, que é o único conteúdo de Sua revelação.


AS RELIGIÕES
a existência de religiões é a resposta do ser humano diante do convencimento do Espírito a todas as pessoas. Todos estão convictos de sua situação pecaminosa e assim buscam meios de reatar relações com a divindade. Até os ateus fazem isto, ao jeito da intelectualidade deles, e Deus os entende perfeitamente. A iluminação do Espírito atua e faz com que as religiões, diante da Revelação de Deus, tenham mais de 60% de concordâncias no que creem e praticam, e as limitações humanas, alimentadas por suas culturas, preconceitos, prepotências e intolerâncias, faz com que, diante da mesma Revelação divina, as religiões tenham menos de 40% de discordâncias em suas crenças e práticas, e por causa destas mesmas limitações, valorizam e se orgulham mais com as divergências, de onde tira todos os motivos para agirem contra Deus, uns com os outros, usando o nome da divindade.


O ARREPENDIMENTO
independente de religião ou de comunidades religiosas, o arrependimento é a porta estreita de entrada para a Graça de Deus, a porta que dá acesso aos benefícios de todas as ações divinas na busca de recuperar a pessoa para o Senhor Deus. O arrependimento é chamado de "Novo Nascimento" por que ilustra o morrer para o lado de fora da Graça salvadora, e o nascer de novo para a nova vida na Graça salvadora. É essencial sabermos que esta é uma obra do Espírito Santo e não da religiosidade de uma pessoa, por mais bem intencionada que esteja.


O MUNDO
o mundo é todo mundo, todas as pessoas amadas de Deus, sem nenhuma acepção. Neste entendimento, o mundo também são todos que rejeitam o plano da Graça, os que não decidem entrar pela porta estreita da salvação. São todos que reconhecem, de alguma forma, que estão em situação pecaminosa contra Deus, mas não querem mudança, preferem continuar como estão, entendem que Deus os ama e não vai deixá-los ao inferno. No geral, são todas as pessoas amadas do Senhor, todos que Deus quer alcançar, se revelar e salvar para a eternidade com Ele.


A CRUZ
no plano da Graça, Deus se fez homem, encarnou e veio ao mundo, veio entre os judeus, mas poderia ter vindo em qualquer outro povo. Talvez veio pelos judeus, por serem, por muitos motivos, o povo mais carente espiritual da terra, e representariam muito bem qualquer outro povo do mundo. Buscando alcançar o maior número de pessoas no mundo, veio pelas melhores opções que sua onisciência e sabedoria orientou: na melhor época, mesmo que isso lhe trouxesse a morte na cruz, o que foi doloroso para o Cristo homem, e para o Cristo Deus. Ele morreu na cruz assumindo todos os pecados e toda situação pecaminosa das pessoas que passam pelo arrependimento, deixando todas sem nenhum pecado diante do Senhor.


A VERDADEIRA RELIGIÃO
nenhuma religião é a verdadeira, pois todas tem menos de 40% da suas composições, formadas pelas limitações humanas que já mencionamos antes. Mas, pelo imenso amor de Deus, Ele nos aceita em nossas religiosidades limitadas. Foi assim antes do judaismo, inclusive com a de Melquisedeque e Balaão; foi e é assim com o judaísmo e o cristianismo, é com as religiões das ovelhas e apriscos que Jesus informou aos Seus discípulos que Ele tinha. Em todas as religiões há pessoas alcançadas e salvas pela misericórdia, paciência e grande amor do Senhor Deus. Todos alcançados por esta Graça salvadora, mesmo que cada religião entenda esta atuação do amor de Deus, de uma forma diferente, com termos e explicações diferentes.


O TRIGO
na linguagem de Jesus, os verdadeiramente nascidos de novo, os arrependidos, são o trigo, são os salvos. Em toda religião há muitos e muitos trigos. Uma das características do trigo, na linguagem de Jesus, é ser ovelha com toda sua tranquilidade, mansidão, obediência, pacividade, ser muito parecida com Jesus.


O JOIO
ao contrário do trigo, e querendo mostrar-se mais trigo que o próprio trigo, o joio é o que parece, mas não é. Como no cristianismo, toda religião tem muito mais joio que trigo. Na linguagem de Jesus, uma das caracteríticas do joio é ser bode com toda sua intranquilidade, agitação, violência, desobediência, provocação, belicosidade, ser muito diferente de Jesus, embora diga que o imite melhor que quaquer outra pessoa. Por este espírito aguerrido, violento e conturbador, geralmente o joio é quem está sempre na liderança dos rebanhos, e por isto, o mundo tem registrado tanto mau testemunho das religiões, contra o próprio mundo, outras religiões e contra muitas das pessoas dentro delas mesmas.


LUZ E SAL
No texto da Bíblia, Jesus afirma que o trigo, por ser ovelha, é bem aventurado e tudo isto faz com que seja Luz do mundo e Sal da terra, ou seja, afirma que como a luz e o sal para qualquer pessoa, o trigo é bênção, é agradável, é motivo de alegria para todo mundo, é ´tomo cidadão, maravilhoso amigo, gente amada por qualquer pessoa, pois, como luz e sal, é agradável por não ser julgador nem condenador, por não ser preconceituoso nem intolerante. Quando Jesus afirma isto, ele termina dizendo que por causa desta situação agradável, o trigo é uma maneira de todo mundo voltar-se para Deus, e é o que Ele quer, alcançar todo mundo para Seu amor.

Sal... Dentre as características de um sal, uma é ele ser um grande despertador de sabores, ele mostra com facilidade os valores saborosos das pessoas, das situações, dos ambientes, de tudo em que esteja envolvido. Ele consegue perceber, despertar e anunciar sabores de todos ao seu redor. Não é crítico, não é desagradável, não chama a atenção para si, mas para as outras pessoas ao seu redor.

Luz... Detre as características da luz, uma é a de iluminar sem julgar, sem condenar, sem criar celeumas com as coisas erradas que termina mostrando com sua presença. Todo mundo gosta da luz, todo mundo quer a luz por perto, pois ela não se preocupa em julgar ninguém, em condenar ninguém, apenas mostra, entendendo que cada é livre pra fazer o que achar melhor com o que ela mostra.

Muitos cristãos, afirmando que estão evangelizando ou querendo levar pessoas a Jesus, são péssimos sais, são péssimas luzes. Como se fosse perfeito e sem pecados, busca convencer as pessoas de suas situações pecaminosas, buscam converter pessoas pelo seu jeito de entender o que seja ser trigo; busca até mostrar métodos para as pessoas se santificarem. Isso demonstra que não confia no Espírito Santo em suas Tri-Funções, e termina atrapalhando, prejudicando, criando distâncias entre as pessoas e o trabalho espiritual do Espírito de Deus. Este comportamento é muito do joio, justamente por não ser trigo, não tem o discernimento do Espírito para estas questões.


CÉU - INFERNO
a eternidade não é um lugar, lugar é para coisas e corpos materiais, e depois da morte o ser humano não terá corpos assim; a Bíblia diz que carne e sangue não herdão a vida eterna. Após a morte física, as pessoas serão somente espírito vivos. O céu é o contrário do inferno, comrpreendendo um, se entende o outro. Algumas palavras ajudam nisto: O inferno é "tormento" eterno, é uma depressão muito muito profunda, que nunca tem fim, e não há nem morte como solução pra ela. O inferno também é ser "banido do face do Senhor", é não ter mais nenhum contato com Deus, embora seja imagem e semelhança dEle. Logo que alguém morre, ela vai para o céu ou o inferno, segue-se o juízo, o veredito final, o julgamento foi antes da fundação do mundo, por isso o ladrão da cruz estaria na eternidade com Jesus ainda naquele mesmo dia.

O NOVO NASCIMENTO
então, diante disto tudo, a atitude mais importante que uma pessoa pode ter é o arrependimento. Isto vem a partir do convencimento do Espírito, quando a pessoa reconhece sua situação pecaminosa e condenatória, e deseja a salvação. Com isto, o Espírito de Deus, pela Sua Graça salvadora, vem, opera o novo nascimento, a conversão, as mudanças espirituais, mentais e emocionais na pessoa, e então começa o processo de santificação.

Esse arrependimento tem quatro passos essenciais:
(1) Reconhecer-se pecador, indigno contra Deus, e, por isso, condenado ao inferno eterno.
(2) Lamentar esta situação contra Deus que lhe ama e quer ter uma eternidade com você.
(3) Tomar a decisão de deixar o Espírito mudar sua vida, seu coração, sua alma, para uma vida agradável a Ele.
(4) Assumir essa nova vida com Deus com Ele mesmo, com você mesmo e com o mundo todo ao seu redor.