____________________
HISTÓRICO APOCALÍPTICO
- Com o domínio mundial da Assíria, a ponto de dominar e espalhar Israel, as dez tribos do norte, por vários cantos do mundo, alertou Judá de que, mesmo se considerando Povo de Deus, povos considerados idólatras poderiam ser vencedores contra a vontade de Jeová.
- Foi nesse sentido que Judá, diante das ameaças da Assíria, fez acordos políticos registrando no texto bíblico como uma expulsão de Deus ao inimigo, mas, nos registros da Assíria é informado que tributos e submissão foram assumidos em nome da paz e da boa convivência.
- Quando Babilônia assumiu o domínio mundial e conquistou os territórios assírios, inclusive a Judéia, os judeus aceitaram por uma parte, mas resistiu por outro lado, se rebelando várias vezes, embora lhe fosse permitido auto governança. Mas chegou ao extremo da rebeldia, forçando Nabucodonosor a invadir o país, destruir Jerusalém e o templo, levando as lideranças do povo para a Babilônia.
- Resistência continuaram tanto na Judeia quanto na Babilônia aa ponto do profeta Jeremias orientar a se submeter ao domínio estrangeiro, entendendo que era a permissão de Deus e que Ele abençoaria a todos, mesmo nesta situação.
- Outra resistência desenvolvida, foi a literatura e a cultura apocalíptica, onde o povo passou a crer que, sendo Povo de Deus, era protegido por Ele que odiava e iria castigar os dominadores idólatras numa primeira oportunidade.
- Textos em Daniel, Ezequiel e outros profetas desenvolveram bem este estilo de esperança e conforto diante do que consideravam sofrimento da nação judaica.
APOCALÍPTICOS JUDAICOS
Muitos textos foram escritos no período babilônico e e após, no estilo apocalíptico, quando toda uma cultura foi construída e nos tempos de Jesus já estava bem estabelecida e fazendo parte do cotidiano do povo. Por isto Jesus usou tanto de figuras e afirmativas, pois era o que mais o povo compreendia sobre futuro, Deus e Seu amor (mesmo que só para com eles) todos entendiam.
Muitos dos livros judaicos, não canônicos ao Antigo Testamento, escritos a partir do exílio em Babilônia, com estilo apocalíptico e que muito influenciaram os tempos de Jesus, seus ensinos e ilustrações, bem como o conteúdo e figuras do Apocalipse
Primeiro Livro de Adão e Eva
Apocalipse de MoisésApocalipse de SidracAscensão de IsaíasAssunção de MoisésCaverna dos TesourosEpístola de AristéasLivro dos JubileusMartírio de IsaíasOráculos SibilinosPrece de ManassésPrimeiro Livro de EnoqueQuarto Livro dos MacabeusApocalipse de EsdrasSalmo 151Salmos de SalomãoSamuel ApócrifoSegundo Livro de Adão e EvaSegundo Livro de EnoqueSegundo Tratado do Grande SeteTerceiro Livro de EnoqueTerceiro Livro dos MacabeusTestamento de AbraãoTestamento dos Doze Patriarcas
CARACTERÍSTICAS DO ESTILO
marcas significativas em todos livros apocalípticos
(1)visão...
uma visão de Deus, não realidade, mas um artifício deste tipo de literatura
(2)símbolos...
em números, objetos, animais, pessoas, circunstâncias e etc.
(3)exageros...
grande, chega a grandes exageros, objetiva enfatizar o recado
(4)imitação...
de outros livros escritos anteriormente, seguindo os mesmos roteiros
(5)autoria...
escrevem em nome de grandes vultos reconhecidos e respeitados
(6)enigma...
texto crítico confuso aos opressores, mas esperançoso aos oprimidos
(7)messianismo...
promessa de libertação política e religiosa a um povo oprimido
EXPLICAÇÕES DO ESTILO
(1)são como quadros impactantes, conhecidos por todos, narrados com detalhes(2)cada quadro, ilustrando uma ou mais das mensagens objetivadas pelo autor(3)todos os quadros apontando, especialmente, quatro mensagens à igreja perseguida(4)primeira, e principal... Deus sabe como, onde, e quando protegê-los dos perseguidores(5)segunda... Ele saberá castigar devidamente todos os tipos de inimigos da igreja(6)terceira...os salvos serão mantidos abençoados, protegidos e fiéis ao Senhor(7)quarta... os ímpios sofrerão em vida e após a morte, a condenação eterna.
ILUSTRAÇÕES POR JESUS
Ilustrações Apocalípticas mencionadas por Jesus(1)a expressão "Filho do Homem"... o Messias, o Cristo, enviado de Deus(2)os títulos "anticristo", "falso profeta"... Besta 1, e Besta 2, enganadores(3)"diabo e seus anjos"... grande exército da malignidade, Mt.25:41(4)"satanás caindo do céu"... a partir de uma guerra no céu, Lc.10:18(5)"um tirado, outro levado"... uns já estão determinados ao castigo(6)pináculo, alto monte, todos os reinos... por visões apocalípticas(7)dirá aos da direita, esquerda... salvação pelo que fizeram ou não
MANEIRAS DE INTERPRETAR
(1)90% já aconteceu na época, hoje nos serve como cartas de Paulo, como Gálatas.(2)10% já aconteceu, e tudo mais está para acontecer na vida da igreja de Jesus(3)sempre tem acontecido em todas as épocas de perseguição ao evangelho(4)sempre tem acontecido, pois o bem está sempre sofrendo com o mal(5)é um relato prevendo tudo que tem acontecido na história da Igreja de Jesus(6)é uma grande ilustração do controle de Deus sobre tudo e todos no mundo(7)é uma outra maneira de falar da eternidade que espera ímpios e salvos
EXPRESSÕES APOCALÍPTICAS 1
1. 1 2 3 4 5 6 7 12 40 70 mil2. 144 mil judeus virgens3. Abismo Céu e Inferno4. Almas cativas5. Animais e chifres6. Anjos alados celestes7. Anjos Arcanjos Querubins8. Anjos da guarda de salvos9. Anjos queriam pregar10. Anticristos11. Arrebatamentos12. Babilônia13. Banidos da face do Senhor14. Batismo pelos mortos15. Besta e o Anticristo16. Cálice, passa de mim17. Cenários apocalípticos18. Coro de anjos
EXPRESSÕES APOCALÍPTICAS 2
1. Cristo e Messias2. Demônio malignos3. Diabo e anjos expulsos4. Direita do Pai5. Direita e Esquerda6. Dois em dois discípulos7. Doze apóstolos8. Espíritos em prisão9. Estrelas caídas finais10. Falsos profetas11. Filho do homem12. Fim do mundo (com fogo)13. Fuga no Sábado14. Grande Multidão no céu15. Inferno, fogo e enxofre16. João, último profeta17. Joio e trigo18. Julgamento final
EXPRESSÕES APOCALÍPTICAS 3
1. Língua dos anjos2. Livro da vida3. Mamon4. Marcas da Besta5. Mensageiros de Satanás6. Miguel disputa corpo de Moisés7. Miguel e Gabriel8. Morte, trevas no mundo9. Nações contra Israel10. Não levar alforge e sandálias11. Não passar esta geração12. Nova Jerusalém ataviada13. Ovelhas e bodes14. Para cumprir a profecia15. Paraíso – seio de Abraão16. Plenitude dos tempos17. Pomba, serpente18. Precursor do Messias
EXPRESSÕES APOCALÍPTICAS 4
1. Quatorze gerações2. Reino de Deus (céus)3. Ressuscitados entram na cidade4. Sala do trono5. Setenta discípulos6. Tentação no deserto7. Terceiro céu8. Terremotos finais9. Todo olho o verá10. Três dias, terceiro dia11. Tribulação12. Um levado outro deixado13. Véu do templo, alto a baixo14. Vinda antes das cidades15. Visões de anjos e gente16. Visto no Ocidente17. Volta com trombetas
O APOCALÍPSE
96d... depois de escrever as três cartas geraisJoão... não escreveu, era analfabeto, pode ser que tenha ditado a alguém, ou teve seu nome usado por alguém como acontecia com todo livro apocalíptico.Cristãos... a teologia e termos empregados apontam a compreensão dos cristãos daquela épocaApocalíptico... o estilo usado, com suas características e mensagens, semelhante ao que ocorria em relação ao judaísmo.397dC ... data que o livro é aceito totalmente como parte do Novo Testamento, pois antes era grandemente rejeitado por motivos quanto à dúvida sobre autoria, e pela presença muito forte da teologia judaica até mesmo ferindo o ensino cristão.Esperança... é a mensagem principal do livro, como acontecia também nos textos apocalípticos judaicos, prometendo a volta do Messias como um conquistador que libertaria o povo de Deus, incluindo os judeus, do domínio do mal, dos inimigos de Deus.Domiciano persegue cristãos... é o contexto histórico, quando o imperador romano exigia ser adorado (como todos os outros imperadores fizeram), e como os judeus e cristãos se mostravam rebeldes (não o chamavam até de "senhor", afirmando que ofenderiam a Deus), a exigência ficou maior, a ponto de muita morte e espetáculos públicos em arenas de leões.
ACERTOS E ERROS
em relação ao livro do Apocalipse para o cristianismo
ACERTOS
- Uso correto das características apocalípticas como simbolismos, numerologia, quadros ilustrativos, afinação com os textos judaicos
- Jesus é apresentado como conquistador simbólico a favor do bem e dos planos divinos para toda humanidade que Ele ama
- Inclusão de judeus e de todas as nações entre os salvos de Deus diante do trono de Deus.
- como todo texto apocalíptico, o Apocalipse chegou no momento apropriado quando o cristianismo sofria grande perseguição.
ERROS
- O texto favorece a muita dúvida sobre a autoria de João, quando não se interessa em deixar isto muito claro, e pseudônimo é natural nesse estilo literário.
- O cristianismo da época e posterior ao período, não esteve, nem está preparado a ler o texto como ilustrativo, afirmando os relatos como sendo literal, real.
- Com esta leitura errada, como literal, em muitos momentos históricos e atualmente, a teologia joista originada no seio capitalista, tem usado para promover ódios cristãos a países e sistemas políticos e econômicos no mundo.
- o texto apresenta um Deus assemelhado ao Jeová de Moisés, que era muito preconceituoso, intolerante e prepotente, cheio de ódios e castigos, e interessados só em um pequeno número de pessoas.
- Com a insistência na pregação de Jesus como Messias, o conquistador político para Israel contra o mundo, o Apocalipse promete a volta dEle como tal, e isso prejudica, mais ainda, para que Israel supere sua prepotência, e continue aguardando o seu Messias exclusivo, rejeitando o Jesus histórico como o salvador de Deus para o mundo todo, inclusive os judeus.
EPISÓDIOS DO APOCALIPSE
Os Sete Principais Episódios do Apocalipse
(1)O Cordeiro e Sua Igreja perseguida no mundo condenado, 2:1-3:22
(2)O Cordeiro e o Livro do Final, selado diante do Trono, 4:1-5:14
(3)Os Seis selos catastróficos do Livro Final, são abertos, 6:1-7:17
(4)O último selo com seis toques-catástrofes de trombetas, 8:1-11:14
(5)A Última trombeta com eventos e sete taças da ira divina, 11:15-16:21
(6)O Cordeiro triunfa sobre Babilônia, a Besta e o Diabo, 17:1-20:15
(7)O Reino Eterno do Senhor é estabelecido com seus salvos, 21:1-22:5
AS BESTAS DO APOCALÍPSE
As Bestas do Apocalipse, Ap.13:1-18
PRIMEIRA BESTA
(1)tem a ver com os AntiCristos, Mt.24:5
...é Jesus usando figura apocalíptica do seu tempo
(2)tudo que se apresenta contrário ao senhorio de Jesus
...gostos e preferências mundanas, 2Co.4:4, 1Jo.5:19
SEGUNDA BESTA
(3)tem a ver com os falsos Profetas, MT.24:11
...é Jesus usando figura apocalíptica do seu tempo
(4)tudo que incentivando o não senhorio de Jesus
...tudo que incentiva e impede obedecermos a Ele
(5)sinal é a rejeição à Bíblia e seus ensinos, Dt.6:5-9
...televisão, redes sociais, amizades, e muitas outras coisas
OS SALVOS
(6)nunca permanecem enganados, 1Jo.2:20, 27, Mt.24:24
(7)nada e ninguém os tira do Senhor, Rm.8:38s, Jo.10:28
OS ANIMAIS DO APOCALIPSE
1)Animal semelhante a um leão diante do trono de Deus
(2)Animal semelhante a um bezerro diante do trono de Deus
(3)Animal semelhante a um homem diante do trono de Deus
(4)Animal semelhante a uma águia diante do trono de Deus
(5)O Dragão-Serpente-Satanás, o senhor de toda malignidade
(6)Primeira Besta, o anticristo a serviço do Dragão
(7)Segunda Besta, o falsoprofeta a serviço da Primeira Besta
OS SETES MAIS IMPORTANTES
Os Sete Mais Importantes Setes do Apocalipse
(1)as sete igrejas
(2)os sete selos do livro do fim
(3)as sete trombetas
(4)as sete taças da ira de Deus
(5)os sete eventos básicos intermediários entre os selos
(6)
(7)
JUDAÍSMOS NO APOCALIPSE
Sete Judaismos no conteúdo apocalíptico
(1)Vinte Quatro Anciãos inclui Israel entre os adoradores de Deus
(2)as tribos de Israel simbolizadas nos 144 mil fiéis no mundo
(3)as igrejas são salvas e apreciadas por méritos pessoais
(4)salvos no céu sob o altar pedem vinganças a Deus
(5)o Dragão persegue a mãe-pátria e seus descendentes
(6)os salvos são os que guardam mandamentos e testemunho de Jesus
(7)paraíso na terra, cidade santa, cidade celestial, com trono do Senhor
MENSAGENS NO APOCALIPSE
Sete Mensagens Básicas Através do Apocalipse
(1)A Igreja está vivendo uma grande perseguição...
... livro: mais uma forma de Deus confortar os salvos
(2)O Cordeiro e sua Igreja no mundo............................. 2:1-3:22
... Jesus sempre estará no meio de Sua igreja.............. Mt.28:20
(3)O Cordeiro e o Livro Condenatório ao Ímpio.............. 4:1-5:14
... Jesus tem toda autoridade para salvar e condenar... Mt.28:18
(4)O Cordeiro Abre o Livro Condenátório...................... 6:1-16:21
... tudo que o homem plantou ele haverá de colher............ Gl.6:7
(5)O Cordeiro e as Quatro Últimas coisas na terra...... 17:1-22:21
... ao final de tudo, Jesus sempre será o vitorioso...
(6)Palavra Final do escritor aos leitores............................ 22:6-21
... sigamos Sua Palavra e seremos vitoriosos com Ele... Jo.16:33
(7)A perseguição findou, a igreja e o mundo permaneceram...
... mas em qualquer situação, Jesus sempre será o vencedor
.
A Mensagem de Deus à Igreja (de todos os tempos)
1.Nada e ninguém consegue nos tirar da proteção de Deus, Rm.8:38s
2.O Diabo só é senhor das multidões enganadas por ele, 1Jo.5:19
3.As bestas: o anticristo e falso profeta, não nos enganam, Mt.24:24
4.Jesus é vencedor por Sua igreja (seu corpo), testemunho, Mt.5:14
5.Ele nos capacita com os dons da fé e Espírito Santo, 1Jo.5:4, At.2:38
6.o fruto do Espírito nos faz parecidos com Jesus, Gl.5:22, Rm.8:29
7.vencemos com o amor, perdão, por obediência ao Senhor.
Pr. Jônatas David Brandão Mota