LIVROS BÍBLICOS








ÍNDICE
DOMINGO   TERÇA   QUINTA   SÁBADO

JANEIRO   (1,2) *PENTATEUCO      (3,4) *POÉTICOS                               


MAIO   (1,2) PRIMEIROS PROFETAS      (3,4) *ÚLTIMOSS           

JULHO    (1) *APÓCRIFOS      (2,3) *EVANGELHOS      (4) *HISTÓRICO  

SETEMBRO   (1,2) CARTAS PAULINAS *INICIAIS      (3,4) *FINAIS          

NOVEMBRO   (1,2) CARTAS *GERAIS      (3,4) *APOCALIPTICO           

(semanas 5)  *CÂNON BÍBLICO    





Estudos baseados em:


1<<< >>>    ÍNDICE     






*PENTATEUCO




SEMANA 1                                                        
DOMINGO

PENTATEUCO

INFORMAÇÕES CARACTERÍSTICAS
1. autoria de Moisés... com textos 
... que ele reeditou interpretando
... que soube, editou, interpretando
... que presenciou, editou, interpretou
... que entendeu, editou como de Deus
... no futuro, atribuídos a ele
2 conteúdos
... históricos religiosos de outros povos
... históricos religiosos hebreus
... históricos religiosos testemunhado por ele
... leis gerais e religiosas pra governar o povo
... discursos exortativos religiosos

Lembrando
Só é Revelação de Deus, o que for coerente com Jesus e Seus ensinos
o resto é entendimento equivocado e limitado do escritor










TERÇA
GÊNESIS
1450a... Gênesis... Moisés...... Israel........... história. 1440a... Lei... Explicar origens... chegada ao Egito

GÊNESIS TEM DUAS PARTES
cap1 a 11 - textos não de Moisés
... autoria de outros povos
... Moisés interpreta, edita e publica
... explicam origens de tudo
... ... 1 de todas as coisas físicas existentes
... ... 2 do pecado e a degeneração humana
... ... 3 das gerações obedientes e desobedientes
... ... 4 dos gigantes no mundo
... ... 5 do dilúvio e seus propósitos
... ... 6 das nações e seus idiomas
... ... 7 do povo hebreu e sua relação com Jeová
cap12 a 50 - textos de Moisés

Lembrando
Só é Revelação de Deus, o que for coerente com Jesus e Seus ensinos
o resto é entendimento equivocado e limitado do escritor






QUINTA
GÊNESIS 
1450a... Gênesis... Moisés...... Israel........... história. 1440a... Lei... Explicar origens... chegada ao Egito

  1. A segunda parte do Gênesis é da autoria de Moisés, só que foi segundo o que escutou dos hebreus sobre a vida de Abrão e demais patriarcas
  2. Como fez com a primeira parte do livro, Moisés ouviu, editou e interpretou os relatos segundo sua concepção diante da Revelação de Deus
  3. O livro se prende a relatar sobre a chegada dos hebreus ao Egito, depois de muitas situações na região de Canaã
  4. Na interpretação de Moisés Deus tinha escolhido e formado um povo para sobrepor e ser servido por outros povos.

Lembrando
Só é Revelação de Deus, o que for coerente com Jesus e Seus ensinos
o resto é entendimento equivocado e limitado do escritor










SÁBADO
ÉXODO
1440a... Êxodo...... Moisés...... Israel........... história. 1440a... Lei.... Deus liberta... Saída do Egito

  1. Enquanto o Gênesis se voltava a contar histórias explicando origens, culminando na chegada de Israel no Egito...
  2. O Êxodo se interessa em explicar a saída de Israel do Egito, mostrando os motivos para isto e a forma como tudo aconteceu.
  3. No Gênesis, Moises escreve e edita o que ouviu falar sobre os históricos envolvendo os patriarcas.
  4. No Êxodo, Moises escreve o que testemunhou, contando sua experiência com Deus e como chegou à liderança daquele povo
  5. Um destaque neste livro é a presença, a religiosidade e a influência positiva de Jetro na vida de Moisés e de todo o povo.
  6. Jetro deu duas orientações importantes em todo histórico presente e futuro do povo de Israel, através de Moisés.
  7. Uma primeira orientação foi para Moisés delegar liderança formando outras muitas lideranças, 
  8. E a segunda orientação era que Moisés entendesse a vontade de Deus e informasse ao povo como orientação para a vida e existência deles 
Lembrando
Só é Revelação de Deus, o que for coerente com Jesus e Seus ensinos
o resto é entendimento equivocado e limitado do escritor









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SEMANA 2                                                        
DOMINGO
ÊXODO
1440a... Êxodo...... Moisés...... Israel........... história. 1440a... Lei... Deus liberta... Saída do Egito

  1. Um segundo aspecto importante em relação ao Êxodo é a formação de um corpo de leis estruturante da religião, diferente do Levítico que é o corpo de leis para a vida civil do povo.
  2. Nas leis para a religião, Moises estabelece orientações para a culto e para os serviços cultuais
  3. As leis no Êxodo vão se tornar básicas para a estrutura das leis que virão no livro dos Levíticos.


Lembrando
Só é Revelação de Deus, o que for coerente com Jesus e Seus ensinos
o resto é entendimento equivocado e limitado do escritor








TERÇA
LEVÍTICO
1430a... Levítico.... Moisés...... Israel........... Leis...... 1430a... Lei.... Leis civis... Organiza o povo

Lembrando
Só é Revelação de Deus, o que for coerente com Jesus e Seus ensinos
o resto é entendimento equivocado e limitado do escritor

1. Levítico deriva de Levi, a tribo responsável pela religião em todas as demais tribos, e por causa disto, ficou sem territórios.
2. Para doze tribos e doze territórios, Levi foi substituído por um dos dois filhos de José
3. No entanto, grande parte das leis indicadas no livro de Levítico, tinha muito mais a ver com a vida social do povo no deserto e depois deste período











QUINTA
NÚMEROS
1420a... Números. Moisés....... Israel.......... história.. 1420a... Lei.... Deus leva... povo a Canaã

Lembrando
Só é Revelação de Deus, o que for coerente com Jesus e Seus ensinos
o resto é entendimento equivocado e limitado do escritor

  1. Como o título do livro afirma, o interesse do escrito de Moisés é o de relatar o tamanho do povo, por cada uma de suas tribos
  2. E o tamanho e localização dos territórios distribuído às tribos.
  3. Informando estas duas coisas, Moisés também está apontando o tamanho do preço que teriam que pagar em guerra para entrar e dominar a terra que Ele acreditava estar prometida a Israel, mesmo que para isto, matando os habitantes e donos daqueles lugares.
  4. Em tudo isto está presente a prepotência não só de Moisés, mas do povo que se dizia de Deus.
  5. Também estava o tamanho diminuto do Deus que eles diziam acreditar, pois para oferecer algo a eles, teriam que morrer e matar muita gente que encontrasse pela frente.










SÁBADO
DEUTERONÔMIO
1410a?. Deuteronômio. Moisés?. Israel...... doutrina. 621a?... Lei............................. Deus ensina... Povo desobediente

Lembrando
Só é Revelação de Deus, o que for coerente com Jesus e Seus ensinos
o resto é entendimento equivocado e limitado do escritor

1. Sobre Deuteronômio, há duas interrogações principais, uma é sobre a autoria, outra é sobre a data.
2. Sobre a data, é que há conteúdos apropriados aos tempos do Êxodo, da vida do povo no deserto, e há conteúdos apropriados aos tempos do exílio em Babilônia, então é plausível que estas duas datas tenham a ver com o livro.
3. Há quem acredite que este é o livro achado pelo sacerdote Hilquias, nos tempos de Jeremias.
4. Sendo então com estas duas ou mais datas, o livro deve ter sido escrito numa parte por Moisés e outras por outros escritores em suas épocas, usando uma prática comum aos hebreus, de uma pessoa escrever em nome de outra pessoa e isto não ser entendido como algo inconveniente.









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HISTÓRICOS *ANTERIORES


SEMANA 1                                                        
DOMINGO
HISTÓRICOS I

Lembrando
Só é Revelação de Deus, o que for coerente com Jesus e Seus ensinos
o resto é entendimento equivocado e limitado do escritor

  1. O livro sagrado dos hebreus é dividido em Leis, Profetas e Escritos ou Poéticos
  2. Os livros da lei, são os que formam o Pentateuco, os cindo livros de Moisés
  3. Os livros Poéticos, são o livro de Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares.
  4. Há quem também considere os Poéticos, os livros de Rute, Lamentações, Jonas e Oséias, cada um destes por motivos muito específicos a cada um.
  5. Os livros chamados dos Profetas, equivalem aos que em nossa Bíblia são chamados de Históricos, Profetas Maiores e Menores.
  6. Estes históricos equivalem aos livros anteriores e posteriores ao exílio em Babilônia.
  7. Primeiro a gente vai tratar dos anteriores, que são: Josué, Juízes, Rute, os de Samuel, e os dos Reis
  8. Todos os livros anteriores ao exílio em Babilônia, demonstra um primitivismo teológico muito grande, ainda muito baseado no limitado entendimento de Moisés em relação à Revelação de Deus







TERÇA
JOSUÉ
1370a... Josué...... Josué.... Israel.... história.. 621a..... 1ºs Profetas..... Deus dá a terra... Conquistas

Lembrando
Só é Revelação de Deus, o que for coerente com Jesus e Seus ensinos
o resto é entendimento equivocado e limitado do escritor

  1. Josué á indicado por Moisés como seu sucessor na liderança espiritual e militar do povo.
  2. Da mesma forma, Josué foi facilmente aceito e também colocado como o substituto de Moisés, por parte do povo
  3. A função de Josué era mais conclusiva no papel de levar o povo para a Terra Prometida, segundo o entendimento de Moisés em relação à Revelação de Deus.
  4. Ele seria o grande General a conduzir os passos das várias guerras e matanças que, segundo Moisés, eram da ordem de Deus contra os cananeus.
  5. Na compreensão de Moisés, Deus mandava matar toda aquela gente por que Ele não seria capaz de conservar o povo em sua liderança.








QUINTA
JUÍZES
1000a... Juízes..... Samuel?..... Israel.......... história.. 621a..... 1ºs Profetas.............. Libertações... Antes do Reino

Lembrando
Só é Revelação de Deus, o que for coerente com Jesus e Seus ensinos
o resto é entendimento equivocado e limitado do escritor

  1. É muito aceito que  o autor do livro foi Jeremias a partir de informações que só seriam possíveis nos tempos antes e durante o exílio em Babilônia.
  2. Esse entendimento ajuda muito a se compreender o conteúdo registrado no texto, inclusive, a compreensão de que Deus preservou cananeus do genocídio israelita nas invasões, confirmando que Moisés entendeu errado a vontade de Deus em exterminar aquelas nações.
  3. Nesse período, com todas as tribos já instaladas em seus territórios, e sendo lideradas por seus patriarcas, alguns líderes militares surgiram para enfrentar povos invasores a uma ou mais tribos.







***Onde... <<< >>>     ÍNDICE     






SÁBADO
RUTE
970a..... Rute........ Samuel?..... Israel.......... história.. 621a..... Escritos... justifica Davi rei... Saul é rei

Lembrando
Só é Revelação de Deus, o que for coerente com Jesus e Seus ensinos
o resto é entendimento equivocado e limitado do escritor

  1. O livro de Rute tem características próprias em relação a alguém que está no futuro escrevendo sobre a história e as consequências futuras de tudo que aconteceu naquele momento histórico.
  2. O livro de Rute é como uma base importante para o segundo grande líder do povo em sua existência, primeiro foi Moisés, agora está mostrando os preparativos religiosos e sociais de Davi, como Rei escolhido por Deus e aprovado pelo povo.
  3. A história de Israel contada nesse livro, mostra, mais ainda, a prepotência de Israel, quando Davi tinha sangue moabita, e, ainda assim, nunca tiveram interesse em viver boa convivência com aquela nação.








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SEMANA 2                                                        
DOMINGO
1SAMUEL
555a.. Samuel..... Jeremias?... Judá............. histórico. 444a...... 1ºs Profetas.............. História.............. Babilônia domina

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Lembrando
Só é Revelação de Deus, o que for coerente com Jesus e Seus ensinos
o resto é entendimento equivocado e limitado do escritor








TERÇA
2SAMUEL
555a.. Samuel..... Jeremias?... Judá............. histórico. 444a...... 1ºs Profetas.............. História.............. Babilônia domina

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Lembrando
Só é Revelação de Deus, o que for coerente com Jesus e Seus ensinos
o resto é entendimento equivocado e limitado do escritor









QUINTA
1REIS
550a.. Reis.......... Jeremias..... Judá............. profético. 444a...... 1ºs Profetas.............. História.............. Babilônia domina

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Lembrando
Só é Revelação de Deus, o que for coerente com Jesus e Seus ensinos
o resto é entendimento equivocado e limitado do escritor










SÁBADO
2REIS
550a.. Reis.......... Jeremias..... Judá............. profético. 444a...... 1ºs Profetas.............. História.............. Babilônia domina


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Lembrando
Só é Revelação de Deus, o que for coerente com Jesus e Seus ensinos
o resto é entendimento equivocado e limitado do escritor










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HISTÓRICOS *POSTERIORES


SEMANA 3                                                        
DOMINGO
HISTÓRICOS 2

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Lembrando
Só é Revelação de Deus, o que for coerente com Jesus e Seus ensinos
o resto é entendimento equivocado e limitado do escritor










TERÇA
BABILÔNIA

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Lembrando
Só é Revelação de Deus, o que for coerente com Jesus e Seus ensinos
o resto é entendimento equivocado e limitado do escritor









QUINTA
1CRÔNICAS
425a.. Crônicas... Esdras... Judá................ histórico. a90a...... Escritos...................... Interpreta a História

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Lembrando
Só é Revelação de Deus, o que for coerente com Jesus e Seus ensinos
o resto é entendimento equivocado e limitado do escritor








SÁBADO
2CRÔNICAS
425a.. Crônicas... Esdras... Judá................ histórico. a90a...... Escritos...................... Interpreta a História

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SEMANA 4                                                        
DOMINGO
PÉRSIA

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TERÇA
ESTER
465a.. Ester........ Esdras....... Judá............ histórico. 444a...... Escritos...................... Deus salva de novo. Judá de volta

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QUINTA
ESDRAS
444a.. Esdras...... Esdras..... Judá.............. histórico. a90a...... Escritos...................... Organiza a Religião

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SÁBADO
NEEMIAS
420a.. Neemias... Neemias. Judá............... histórico. a90a...... Escritos...................... Organiza a Política

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POÉTICOS


SEMANA 3                                                        
DOMINGO
POÉTICOS

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TERÇA
460a?. Jó............ Esdras?.... Judá............. Parábola?. 444a... Escritos...................... Introduz Satanás. Judá de volta

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QUINTA
SALMOS
950a... Salmos....... Davi?....... Israel............ poético.... 621a..... Escritos...................... Exaltar Deus. Ungido abençoado





SÁBADO
PROVÉRBIOS
920a... Provérbios.. Salomão.. Israel............ poético.... 621a..... Escritos...................... Prudências... Ungido muito sábio

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SEMANA 4                                                        
DOMINGO
ECLESIASTES
915a... Eclesiástes. Salomão.. Israel............ poético.... 621a..... Escritos...................... Prudências... Ungido muito sábio

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TERÇA
CANTARES
905a... Cantares.... Salomão.. Israel............ poético.... 621a..... Escritos...................... Cantar o amor. Ungido muito sábio

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QUINTA
LAMENTAÇÕES
548a.. Lamentações. Jeremias Judá............. poético... 444a...... Escritos..................... Lamenta a rebeldia. Bab.domina





SÁBADO
JONAS - OSÉIAS
760a... Jonas......... Jonas....... Israel(N) ..... parábola?. 444a..... ÚltimosProfetas......... Arrependimento. Assíria no mundo
755a... Oséias....... Oséias...... Israel(N) ..... parábola?. 444a..... ÚltimosProfetas......... Arrependimento. Assíria no mundo

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*PRIMEIROS PROFETAS


SEMANA 1                                                        
DOMINGO
PROFETAS 1

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TERÇA
OBADIAS
845a.. Obadias.... Obadias...... Edom........... profético. 444a...... ÚltimosProfetas........ Arrependimento. Crítica de Edom

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QUINTA
JOEL
835a... Joel............ Joel.......... Judá............ profético... 444a..... ÚltimosProfetas......... Arrependimento. nação rebelde

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SÁBADO
AMÓS
750a... Amós.......... Amós....... Israel(N) ..... profético... 444a..... ÚltimosProfetas......... Arrependimento. Assíria no mundo

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SEMANA 2                                                        
DOMINGO
ISAÍAS
680a.. Isaías 1-39. Isaías.... Judá............ profético.. 444a....... ÚltimosProfetas......... Arrependimento. Babilônia ameaça
455a.. Isaías 40-66. Anônimo. Judá........... Profético. a90a..... ÚltimosProfetas.......... Arrependimento

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TERÇA
NAUM
663a.. Naum..... Naum........ Judá............ profético.. 444a....... ÚltimosProfetas......... Arrependimento. Babilônia ameça

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QUINTA
SOFONIAS
625a.. Sofonias. Sofonias... Judá............ profético.. 444a....... ÚltimosProfetas......... Arrependimento. Babilônia domina

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SÁBADO
HABACUQUE
607a.. Habacuque. Habacuque. Judá..... profético.. 444a....... ÚltimosProfetas......... Arrependimento. Babilônia domina

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6<<< >>>     ÍNDICE     






*ÚLTIMOS PROFETAS


SEMANA 3                                                        
DOMINGO
PROFETAS 2

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TERÇA
CULTURA APOCALÍPTICA

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QUINTA
EZEQUIEL
570a.. Ezequiel.... Ezequiel..... Judá............. profético. 444a...... ÚltimosProfetas........ Arrependimento. Babilônia domina

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SÁBADO
JEREMIAS
545a.. Jeremias.. Jeremias...... Judá............. profético. 444a...... ÚltimosProfetas........ Arrependimento. Babilônia domina

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SEMANA 4                                                        
DOMINGO
DANIEL
537a.. Daniel 1-6. Daniel....... Judá............ profético. 444a...... ÚltimosProfetas......... Providências de Deus
300a.. Daniel 7-12. Anônimo. Judá............. Pré –apocalíptico. a90a. ÚltimosProfetas. Esperança Egito

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TERÇA
AGEU
520a.. Ageu......... Ageu......... Judá............ profético. 444a...... ÚltimosProfetas......... O Templo Pérsia

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QUINTA
ZACARIAS
518a.. Zacarias... Zacarias.... Judá............ profético. 444a...... ÚltimosProfetas......... Arrependimento

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SÁBADO
MALAQUIAS
400a.. Malaquias. Malaquias. Judá............. profético. a90a..... ÚltimosProfetas.......... Arrependimento

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*EVANGELHOS

SEMANA 2
SEMANA 3









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DOMINGO
EVANGELHOS
  1. Os evangelhos (do latim tardio evangelium, do grego clássico εὐαγγέλιον, «boa nova», composto de εὐ «bem, bom» e ἄγγελος «mensageiro, anúncio»)

  2. são um gênero de literatura do cristianismo primitivo que conta a vida de Jesus, a fim de preservar seus ensinamentos ou revelar aspectos da natureza de Deus.

  3. O desenvolvimento do cânon do Novo Testamento deixou quatro evangelhos canônicos, que são aceitos como os únicos evangelhos autênticos para a maioria dos cristãos. 

  4. Entretanto, existem muitos outros evangelhos.

  5. Eles são conhecidos como apócrifos e foram escritos geralmente depois dos quatro evangelhos canônicos. 

  6. Os evangelhos são um género único na literatura universal.

  7. Não são meros relatos, mas também um convite à adesão ao cristianismo.

  8. A sua primeira intenção não é a biográfica.

  9. Apresentam Cristo como Messias, filho de Deus e salvador da humanidade.

  10. Contém coleções de discursos, de parábolas, testemunhos e relatos, como o da paixão de Cristo e sua ressurreição.


15<<< >>>     ÍNDICE     






TERÇA
Evangelhos
OUTROS
  1. Centenas de outros evangelhos foram escritos na antiguidade.

  2. Muitos foram escritos antes de Lucas escrever o dele (59 dC.) Lucas 1:1

  3. Eles são chamados evangelhos apócrifos.

  4. Entre os manuscritos encontrados no Egito conhecidos como Biblioteca de Nag Hammadi, figuram os evangelhos atribuídos a apóstolos de Cristo: o evangelho de Tomé, o evangelho de Filipe, o evangelho de Pedro e o evangelho de Judas.

  5. Contêm, também, o evangelho de Maria.

  6. Outros tantos evangelhos são.... 
Protoevangelho de Tiago
Evangelho do Pseudo-Tomé
Evangelho do Pseudo-Mateus
Evangelho da Infância Siríaco
História de José, o carpinteiro
Vida de João Batista
Evangelho Armênio da Infância de Jesus
Evangelho dos Hebreus
Evangelho dos Nazarenos
Evangelho dos Ebionitas
Evangelho de Marcião
Evangelho de Mani, ou Evangelho dos Vivos
Evangelho de Apeles
Evangelho de Bardesanes
Evangelho secreto de Marcos
Evangelho secreto de Mateus
Evangelho apócrifo de Tiago
Evangelho apócrifo de João
Evangelho de Tomé
Declaração de José de Arimatéia
Evangelho de Pedro
Atos de Pilatos, também chamado de Evangelho de Nicodemos
Evangelho de Barnabé
Relato de Pilatos a Cláudio
Cura de Tibério
Descida de Cristo ao Inferno
Evangelho de Bartolomeu
Questões de Bartolomeu
Ressurreição de Jesus Cristo de acordo com Bartolomeu
Sentença de Pôncio Pilatos contra Jesus
Evangelho dos quatro reinos celestes
Evangelho de Matias
Evangelho de Eva
Evangelho da Perfeição
Evangelho dos Setenta
Evangelho de Tadeu
Evangelho dos Doze
Memoria Apostolorum



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QUINTA
Evangelhos: Outros
MARCOS
55d... Marcos..... JoãoMarcos... Romanos.. Histórico-apologético... 80d...... Evangeliza romanos. Alguma perseguição romana
  1. O Evangelho de Marcos narra o ministério de Jesus, desde Seu batismo por João Batista até Sua Ascensão. A obra concentra-se particularmente na última semana de Sua vida (capítulos 11-16, a viagem até Jerusalém). Sua narrativa rápida retrata Jesus como um homem de ação heróica.

  2. A tradição do século II atribuiu a autoria deste evangelho a Marcos Evangelista (também conhecido como João Marcos), um companheiro de Pedro. Para os Pais da Igreja, a obra foi baseada nas memórias de Pedro. O evangelho foi escrito em grego koiné logo após a destruição do Segundo Templo de Jerusalém no ano 70 d.C., possivelmente na Síria. No entanto, outros estudiosos afirmam que evidências, tanto externa quanto interna, apontam para a autoria de Marcos, antes do ano 70 d.C. Por outro lado, o uso feito pelo autor de fontes variadas seria uma evidência contra a autoria tradicional. De acordo com a maioria, o autor é desconhecido.

  3. Marcos, provavelmente, escreveu para um público gentio, principalmente para os romanos do Império Romano: as tradições judaicas são explicadas de forma clara visando os não-judeus; há várias palavras e frases em aramaico que são expandidas e explicadas pelo autor. Quando Marcos faz uso do Antigo Testamento, ele o faz se utilizando da versão traduzida para o grego, a Septuaginta 

  4. Maioria dos estudiosos acreditam que o Evangelho de Marcos foi o primeiro dos evangelhos canônicos a ser escrito, servindo como fonte para os evangelhos de Mateus e Lucas. A razão porque este evangelho recebe tanta atenção por parte da comunidade acadêmica é a crênça generalizada de que o Evangelho de Marcos e, provavelmente, a fonte Q, foram a base dos evangelhos sinópticos, como descrita na hipótese das duas fontes. Assim, os eruditos no Novo Testamento concordam que o Evangelho de Marcos é um documento, escrito grego koiné e que serviu de base para os Evangelhos Sinópticos. Ele fornece a cronologia geral da vida de Jesus, desde o batismo até o túmulo vazio.



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SÁBADO
Evangelhos: Outros, Marcos
LUCAS

60d... Lucas e Atos. Lucas....... Gentios.... Hist-apolog..... 80d...... Evangeliza gentios... influência paulina pelos gentios

  1. Evangelho Segundo Lucas (em grego: Τὸ κατὰ Λουκᾶν εὐαγγέλιον; romaniz.: To kata Loukan euangelion) é o terceiro dos quatro evangelhos canônicos.

    (1) Ele relata a vida e o ministério de Jesus de Nazaré, detalhando a história dos acontecimentos de Seu nascimento até Sua Ascensão.

    (2) O autor é tradicionalmente identificado como Lucas, o evangelista.[1][2][3][4]

    (3) Certas histórias populares, como o Filho Pródigo e o Bom samaritano, são encontrados somente neste evangelho.

    (4) A obra tem uma ênfase especial sobre a oração, a atividade do Espírito Santo, a alegria e o cuidado de Deus para com os pobres, as crianças e as mulheres.[5]

    (5) Lucas apresenta Jesus como o Filho de Deus, mas volta sua atenção especialmente para a humanidade d'Ele, com Sua compaixão para com os fracos, os aflitos e os marginalizados.[6]

  2. De acordo com o prefácio do livro, o propósito de Lucas é relatar o início do cristianismo,[7] enquanto procura o significado teológico da história.[5] O evangelista divide seu evangelho em três fases: a primeira termina com João Batista, a segunda consiste no ministério terrestre de Jesus e a terceira é a vida da igreja após a ressurreição de Cristo. O livro contém ao todo 24 capítulos, 24 parábolas e 21 milagres. O autor retrata o cristianismo como divino, respeitável, cumpridor da lei e internacional.[8] Aqui, a compaixão de Jesus estende a todos os que estão necessitados, as mulheres são importantes entre os seus seguidores, os samaritanos desprezados são elogiados e os gentios são prometidos a oportunidade de aceitar o evangelho.[9][10] Enquanto o Evangelho é escrito como uma narrativa histórica, muitos dos fatos retratados nele são baseados em tradições orais e anteriores aos quatro evangelhos canônicos.[11] A mais moderna erudição crítica concluiu que Lucas usou o Evangelho de Marcos para a sua cronologia e uma hipotética fonte Q, que provavelmente continha muitos dos ensinamentos de Jesus. Lucas também pode ter utilizado registros escritos independentes. A erudição cristã tradicional tem datado a composição do evangelho para o início dos anos 60 d.C.,[10] enquanto a alta crítica data para décadas mais tarde do século I.[8][12] Enquanto a visão tradicional de que o companheiro de Paulo, Lucas, foi o autor do terceiro Evangelho, um número de possíveis contradições entre Atos e as cartas de Paulo levam muitos estudiosos a duvidar disso.[13] De acordo com Raymond E. Brown, não é impossível que Lucas foi o autor do Evangelho.[14] Já Leon Morris afirma que não há nada no Evangelho de Lucas que coloque em xeque a visão tradicional da Igreja Primitiva.[15] De acordo com a opinião da maioria, o autor é simplesmente desconhecido.

  3. Os estudiosos da Bíblia estão em amplo consenso de que o autor do Evangelho de Lucas também escreveu o Atos dos Apóstolos.[8][16] Muitos acreditam que o Evangelho de Lucas e os Atos dos Apóstolos originalmente constituíam uma obra de dois volumes,[17][18] que os estudiosos chamam de Lucas-Atos.[19]




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SEMANA 3



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DOMINGO
Evangelhos: Outros, Marcos, Lucas
MATEUS
70d... Mateus..... Mateus......... Judeus..... Hist-evangelismo. 80d.. Evangelizar judeus... Destruição de Jerusalém

  1. Com o objetivo de cristianizar os judeus, Mateus supervalorizou, e com isto exagerou, a respeito da obediência à lei mosaica, quando na verdade, a lei, segundo Paulo, só serviu para justificar a condenação que todos são dignos.

  2. Mateus usou uma estratégia falha, afirmar que Jesus era o Messias que estabeleceria o reino de Israel, quando na verdade Ele veio para todo o mundo.

  3. Essa afirmativa criou uma situação desconcertante para o cristianismo explicar que Ele morreu e não foi o salvador político que os judeus esperavam no Messias.

O Evangelho segundo Mateus (em grego: κατὰ Ματθαῖον εὐαγγέλιον, transl. katá Matthaion euangelion , ou τὸ εὐαγγέλιον κατὰ Ματθαῖον, transl. to euangelion katá Matthaion), comumente abreviado para Evangelho de Mateus, é um dos quatro evangelhos canônicos e é o primeiro livro do Novo Testamento. Este evangelho sinóptico (junto com o Evangelho de São Marcos e o Evangelho de São Lucas) é um relato da vida, ministério, morte e ressurreição de Jesus de Nazaré. Ele detalha a história de sua genealogia até a Grande Comissão.[1][2]

O Evangelho de Mateus está muito alinhado com o judaísmo do primeiro século, e tem sido associado aos evangelhos judaico-cristãos; ressalta como Jesus teria cumprido as profecias judaicas. Alguns detalhes da vida de Jesus, de sua infância, em particular, estão relacionados somente em Mateus. Seu evangelho é o único a mencionar a Igreja ou ecclesia. Mateus também enfatiza a obediência e a preservação da lei bíblica. Uma vez que este evangelho tem prosa ritmada e muitas vezes poética[3] , que ele é adequado para a leitura pública, tornando-se uma escolha popular litúrgica.[4]

Alguns estudiosos acreditam que o Evangelho de Mateus foi composto na parte final do primeiro século por um judeu cristão[5], o período mais aceitável por evidências históricas é entre a queda de Jerusalém 70 D.C. e de Inácio de Antioquia escrever a Epístola aos Esmirniotas ao redor de 115 D.C., na qual Inácio cita a "parábola das Bodas" de Mt 22 assim como Mt 3:15 [6]. Escritos cristãos primitivos diziam que Mateus, o apóstolo, o escreveu em hebraico. Muitos estudiosos hoje acreditam que o Mateus canônico foi originalmente escrito em grego por uma testemunha cujo nome é desconhecido para nós e baseado em fontes como o Evangelho segundo Marcos e na Fonte Q"[7], uma posição conhecida como "prioridade de Marcos"[1]. No entanto, alguns estudiosos como Craig Blomberg, um professor especialista em Novo Testamento no Seminário Denver, discordam destas teorias em diversos pontos e defendem que Mateus de fato escreveu o Evangelho.

O Evangelho segundo Mateus pode ser dividido em cinco seções distintas: o Sermão da Montanha (cap. 5, 6 e 7), as Instruções para a missão aos doze apóstolos (cap 10), o Discurso das Parábolas (cap. 13), instruções para a comunidade (18), o Sermão do Monte das Oliveiras (cap. 24-25).

É seguido pelo Evangelho de São Marcos, Evangelho de São Lucas e Evangelho de São João, nessa ordem. Para o uso litúrgico na Igreja Católica Romana, os evangelhos são apresentados desde o Concílio Vaticano II num livro chamado de evangeliário.


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TERÇA
Evangelhos: Outros, Marcos, Lucas, Mateus
JOÃO
90d... João........ João............. Cristãos.... Hist-Apologético. 90d... Anti-heresias............. Gnosticismo influencia a igreja

  1. Se foi João o autor desse evangelho, é certo que não foi ele que escreveu pois era analfabeto e muito idoso, com mais ou menos de 90 anos, para, sem óculos, poder escrever alguma coisa. Se ele é o autor, então algum discípulo é que escreveu.

  2. Isto pode explicar por que o evangelho tem um estilo pessoal muito diferente das cartas e do Apocalipse, que são textos atribuídos a ele. Porém há uma marca interessante em todos estes textos, a presença do amor paciente e carinhoso de Deus para com os Seus salvos.

  3. O objetivo do evangelho, não é o evangelismo que os outros têm, mas a defesa da fé cristã, afirmando, principalmente aos gnósticos, que Jesus encarnou, se tornou homem embora não deixasse de ser o próprio Deus. Os gnósticos criam que a carne humana produz pecados, e que isto impediu Jesus de encarnar-se.


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QUINTA
Evangelhos: Outros, Marcos, Lucas, Mateus, João
HARMONIA DOS EVANGELHOS

  1. Tem sido muito difícil compreender qual dos evangelhos tem uma sequência mais realista, mais cronológica, pois basicamente não é este o objetivo deles ao buscarem evangelizar os romanos, os gregos, os judeus, e defender a fé em relação ao gnosticismo..

  2. Mas com toda esta dificuldade, o livro de Lucas tem sido o mais considerado como seguindo, no máximo possível, a cronologia correta, principalmente pelo espírito mais criterioso do grego, e por estar escrevendo a gregos.


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SÁBADO
Evangelhos: Outros, Marcos, Lucas, Mateus, João, Harmonia
REVELAÇÃO

  1. A Revelação de Deus aos homens, desde Adão até o último ser humano no mundo, é uma só, e a mesma de sempre e visa informar espiritualmente a todo ser humano sobre o amor de Deus e a situação pecaminosa de todos diante da santidade do Senhor.

  2. Esta grande Revelação é rica e muito grande até mesmo para que o ser humano possa compreender perfeitamente, porém Deus , em Sua graça, tem operado a ação do Espírito no convencimento, o que inclui a iluminação, mas também através da natureza e tudo mais possível

  3. Jesus veio ao mundo, Deus encarnado, para ser a grande Revelação da Revelação, Ele fi tudo que essencialmente a Revelação sempre mostrou a todo ser humano através do Espírito e de tudo mais.

  4. Sendo assim, Ele é a maneira mais eficiente e eficaz de se entender o que era de Deus no entendimento de Moisés e outros líderes religiosos no mundo, e o que não era. Assim na Bíblia e todo livro religioso do mundo, tudo que for coerente a Jesus, é da Revelação divina, o que não for é da boa intenção humana.

  5. Assim, Ele é chamado de Pedra de Esquina, por Ele pode-se entender o que é de Deus ou não em Moisés, em Davi, em Paulo e todos os demais escritores da Bíblia ou de qualquer outro texto escrito por homens.













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*HISTÓRICO

SEMANA 4




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DOMINGO
HISTÓRICO

  1. Há dois estilos históricos entre os livros do Novo Testamento, os evangelhos e o livro de Atos dos Apóstolos. Os evangelhos são apologéticos e evangelísticos, enquanto /atos é propriamente histórico, com fortes inclinações jornalísticas.

  2. Inicia registrando atos de Jesus, depois da igreja de Jerusalém, depois de apóstolo Pedro e outros, e por fim, e principalmente, sobre as atuações do apóstolo Paulo na propagação do cristianismo pela Ásia e Europa.

  3. Como escreveu o livro de Lucas, o autor informa que tudo foi resultado de pesquisas e testemunho pessoal, sem demonstrar cunho sobrenatural respeito do conteúdo e da forma como escreveu.

  4. A crença na volta iminente de Jesus atrapalhou muitos de escreverem, registrarem muito da vida dos cristãos e igrejas pelo século primeiro, mas isto não foi empecilho para Lucas fazer brilhante mente os registros que fez neste livro.

  5. Tanto Paulo quanto qualquer outra pessoa mencionada como liderança do cristianismo, foi apresentado como pessoa normal, sem caráter místico, como faria qualquer outro escritor judeu, pois Lucas era grego e tinha uma concepção realística sobre tudo e todos.


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TERÇA
Histórico
ATOS
60d... Lucas e Atos. Lucas....... Gentios.... Histórico..... 80d...... Registro histórico... influência paulina pelos gentios

  1. Embora o texto tenha um estilo histórico - apologético, é o mais, realmente histórico de toda a Bíblia, quando o registro dos fatos, sem conotação interpretativo é mais presente.

  2. Mesmo com toda historicidade, Lucas dá clareza de que interpreta os fatos de acordo com o ministério de Paulo pelos países do mundo.









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QUINTA
Histórico: Atos
ATÉ O ANO 40 DC.

30d............Após a ascensão de Jesus, seguiram-se dez dias de espera, no decorrer dos quais Matias foi eleito apóstolo no lugar de Judas. At.1:15-26, 2:1-13
..........................No dia de Pentecostes, o ESPÍRITO SANTO desceu sobre os salvos, capacitando-os para a obra do Senhor. 2:14-36
..........................O Sermão de Pedro resulta na conversão de 3mil pessoas. At.2
..........................A 1ª perseguição, a cura do coxo seguida de um discurso enérgico de Pedro culmina na sua prisão e a de João, mas logo foram postos em liberdade. Ao recebe-los de volta, a igreja reuniu-se em oração. At.3,4, 4:23-33
..........................Castigo terrível sobre Ananias e Safira, que morreram imediatamente por mentirem ao Espírito Santo. At.5:1-11
..........................Há um rápido crescimento da igreja. 
..........................Chega a perseguição e os apóstolos são encarcerados, os quais são liberto por anjo, e eles continuaram a pregar, a pesar da forte oposição. At.6:1-17, 8, 7:1, 1-60
..........................Sete Diáconos são nomeados, entre eles Estevão que foi martirizado por sua vida e pregação.

33d............ Paulo, com 35 anos mora em Jerusalém e é aluno de Gamaliel

35d.............................. Centro-Sul... Pôncio Pilatos é substituído pelo Procurador romano Marcelo
........ 3Macabeus.............. Anônimo.... Judeus.......... Ficção..... Apócrifo.............. Resistência... domínio romano
................. A primeira campanha evangelística fora de Jerusalém, resultado da dispersão dos cristãos pelo país, fugindo da perseguição de Saulo de Tarso. At.8:1
..........................Filipe, Pedro e João pregam com grande êxito em Samaria, ocasião em que o ESPÍRITO SANTO desceu sobre os Samaritanos, prelúdio à grandiosidade da futura obra entre os gentios. At.8:4-17, 25-40
..........................A pregação se estendeu por toda a região, e Filipe pregou em muitas cidades costeiras de Gaza a Cesaréia. 9:1-22

36d.............................. Norte... Herodes Filipe é substituído por Herodes Agripa I
.......................... Teologia: a igreja acredita na iminência da volta de Jesus (Calígula)

37d.............................. Império... Tibério morre e Calígula assume o Império Romano
38d............ Paulo, com 40 anos mora em Jerusalém e é um dos principais no Sinédrio
39d.............................. Centro-Norte... Antipas, é substituído por Agripa I






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SÁBADO
Histórico: Atos, até60dC
ATÉ O ANO 60 DC.

41d.............................. Império... Calígula morre e Cláudio assume o Império Romano

42d.............................. Centro-Sul... Marcelo é substituído pelo Rei Agripa I
42d............ Paulo: A conversão de Saulo de Tarso perto de Damasco, durante uma missão de perseguição teve profundo efeito na história da Igreja Cristã. At.9:26
..........................Paulo prega primeiro em Damasco, depois vai para a Arábia, regressa a Damasco e pregou esteve ali, até ser expulso pelos judeus; indo para Jerusalém, onde tenta ajudar a igreja, mas o ódio contra ele o forçou a regressar a Tarso, sua cidade natal. At.9:30, Gl.1:17, At.9:31, 10:9-17

44d............ Pedro: Enquanto em missão evangelística, em Lida, onde Enéias fora curado, e a Jope, onde Dorcas fora ressuscitada, entendeu, por um visão, que Deus o enviava a pregar a gentios na casa de Cornélio em Cesaréia, onde o ESPÍRITO SANTO se manifestou de novo.

45d............ Igreja: sob a liderança dos Cristãos fugidos da perseguição em Jerusalém, o Evangelho tem chegado a Chipre, Fenícia e Antioquia da Síria. At.11:19-21
.......................... Barnabé enviado a Antioquia, pela igreja em Jerusalém, encontra ali um campo fértil, depois vai a Tarso buscar Paulo, e estabelece em Antioquia uma igreja forte que se tornará centro missionário aos gentios. At.11:22

46d.............................. Norte e Centro-Norte... Herodes substitui Agripa I e perde o Centro-Sul para procurador Cúspio Fado por ordem de Roma.
46d.............................. Centro-Sul... Cúspio Fado é substituído pelo Procurador Romano Tibério

47d............ Paulo, com 49 anos realiza a Viagem Missionária 1. At.13:2-14:28
..........................A igreja em Antioquia ordena Saulo e a Barnabé como missionários ao Estrangeiro, iniciando a obra acompanhados por João Marcos. At.13:1-3
..........................Começam a obra por Chipre, vão para Perge na Ásia Menor, onde João Marcos os abandona
..........................Paulo e Barnabé chegam a Antioquia da Pisídia, vão para Icônio e Listra, onde Paulo é apedrejado, chegando a Derbe. At.13:14-52, 14:1-19, 20-26
47d... Tiago......... Tiago........ Judeus......... Provérbico... 315d..... Ensinos práticos... Influência judaizante na igreja
47d............ Igreja: Em Jerusalém há uma grande perseguição aos cristãos por Herodes Agripa I, mantando Tiago irmão de João, prendendo Pedro que escapou com ajuda de um anjo. At.12

48d.............................. Centro-Sul... Tibério é substituído pelos Procuradores Cumano e Félix;
48d.............................. Norte e Centro-Norte... Agripoa II e Berenice substitui Herodes
48d............ Paulo, com 50 anos continua a Primeira Viagem Missionária. At.13:2-14:28
..........................Paulo regressa de Derbe, passa pelas cidades anteriores, passa por Perge e Atalia onde, no porto, embarca para Antioquia da Síria.
..........................Paulo Encerra sua Primeira Viagem Missionária, cobrindo uma distância aproximada de 2.400 km, durando cerca de dois anos.

49d............ Paulo, com 51 anos realiza a Viagem Missionária 2. At.15:36-18:22
.......................... Barnabé decidiu apoiar João Marcos que fora rejeitado por Paulo, para esta viagem.
..........................Silas acompanha Paulo que sai de Antioquia, passando pelas igrejas da Ásia Menor, fundadas na Viagem anterior, estendeu-se à Galácia e a Frígia, chegando a Troade. At.16:6, 9-12, 26
49d... Gálatas...... Paulo........ Gálatas......... Doutrinário... 80d..... Apologia da Graça.. muitos judaizantes na igreja

50d.............................. Centro-Sul... Cumano e Félix são substituídos pelo Procurador Romano Antônio Félix
50d............ Paulo, com 52 anos continua a Segunda Viagem Missionária: Entenderam, por uma visão, que eram convocados à Europa, chegaram a Filipos, sendo açoitados e presos, sendo livres com um terremoto; fundaram uma igreja ali e em Tessalônica. 17:1-4, 10-11, 22-23, 18:1-18

51d............ Paulo, com 53 anos continua a Segunda Viagem Missionária: Encontraram os bereanos receptivos ao Evangelho, ao contrário de Atenas, chegando a Corinto, onde encontraram opositores violentos, mas ali ficaram até organizarem uma igreja próspera. At.18:19,21
51d... Tessalonicenses. Paulo..Tessalonicenses. Doutrinário. 80d.. Motivar a Igreja...... dúvidas sobre volta de Jesus

52d............ Paulo, com 54 anos encerra a Segunda Viagem Missionária: Começam a voltar à Antioquia, passando por Jerusalém. O que durou três anos e cerca de 9 mil km.

53d.............................. Império... O Imperador Cláudio morre e Nero assume o Império Romano

54d............ Paulo, com 56 anos realiza a Terceira Viagem Missionária. At.18:23 – 21:17
..........................Sai de Antioquia, visita as igrejas na Galácia e Frígia, chegando a Éfeso onde encontrou um trabalho já desenvolvido por Apolo. At.18:23-28

55d... Marcos..... JoãoMarcos... Romanos.. Hist-apolog... 80d...... Evangeliza romanos. Alguma perseguição romana
55d............ Paulo, com 57 anos Continua a Terceira Viagem Missionária: Em Éfeso, Com a pregação já feita por Apolo, e de Paulo agora, e a realização de milagres causam profunda impressão, confundindo os que usavam magia e engano do povo. At.19:1-20, 23-41

56d............ Paulo, com 58 anos Continua a Terceira Viagem Missionária: Em Éfeso, continua estabelecendo uma igreja muito forte na cidade.

57d............ Paulo, com 59 anos Continua a Terceira Viagem Missionária: Em Éfeso, uma grande obra está realizada, uma grande igreja estabelecida, mas dificuldades com alguns obreiros, leva Paulo a sair indo para a Macedônia e Grécia.At.20:1-12
..........................Paulo permanece três meses em Corinto, voltando a rever as igrejas na Macedônia; em Trôade pregou toda a noite e ressuscitou Êutico. At.21:28-33
..........................Paulo, durante sua volta a Jerusalém, deteve-se em Mileto, despediu-se dos anciãos efésios com um discurso notável. At.21:33-40
57d... Coríntios.. Paulo............ Coríntios.. Exortações...... 80d...... Consertos na igreja... influência pagã na igreja

58d............ Paulo, com 60 anos encerra a Terceira Viagem Missionária: Chegando a Jerusalém, percebe conspiração contra sua vida, detido sob falsa acusação pelos judeus, salvo pelos soldados romanos, com direitos assegurados por sua cidadania romana.23:31-35
58d... Romanos. Paulo............ Romanos.. Exortações..... 80d...... Apologia da Graça.... muitos judaizantes na igreja  

59d............ Paulo, com 61 anos, preso, inicia viagem em direção a Roma: levado a Cesaréia, preso por dois anos, quando esteve com Félix, Festo e o rei Agripa, mas havendo apelado a César, vai para Roma. At.24-28
59d.............................. Centro-Sul... Antônio Félix é substituído pelo Procurador Romano Pórcio Festo
59d... 4Macabeus. Anônimo.. Judeus..... homilético....... Apócrifo. Resistência............. domínio romano

60d............ Paulo, com 62 anos chega preso em Roma: Subjugado a um soldado, pregou à família de César e a outros que se aproximaram.
60d... Lucas e Atos . Lucas....... Gentios.... Hist-apolog..... 80d...... Evangeliza gentios... influência paulina pelos gentios















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CARTAS PAULINAS *INICIAIS


SEMANA 1

SEMANA 2

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DOMINGO
Cartas
VIAGENS MISSIONÁRIAS

  1. Para que as cartas fossem reais, existissem e tivessem a importância que tiveram, as viagens foram essenciais em muitos sentidos.

  2. Para Paulo se sentir autoridade e para desenvolver sua teologia, inicialmente baseada no judaísmo, e contradizendo o judaísmo que seguia, as viagens foram essenciais em muitos sentidos.

  3. Para a cristandade dar a importância que deu aos escritos de Paulo, mesmo diante de tantos outros escritos até dos apóstolos e se destacassem a ponto de estarem no cânon do Novo Testamento, com o valor teológico e doutrinário que tem, as viagens foram essenciais em muitos sentidos.

  4. Para a existência de tais viagens, e o valor para o desenvolvimento do cristianismo, nos molde s que se tornaram até nossos dias, a maior e mais valorosa para que as outras acontecessem com melhor resultados, a primeira foi básica, em segundo lugar a segunda, em terceiro, a terceira.

  5. No entanto como resultado prático para este mesmo desenvolvimento do cristianismo pelo mundo, a última foi a mais próspera, depois a penúltima, depois a ante penúltima. 

  6. Depois das três realizadas, a ida para Roma, mesmo como preso, foi a maior e melhor de todas, pois os resultadas das viagens anteriores, a localização na capital do mundo, a situação de sua prisão e a maturidade verificada na teologia paulina, fez com que aqueles anos, com mais tranquilidade, menos desgastes, e com mais atenção de todos, Paulo produzisse uma atuação primordial para toda história da fé cristã no mundo.





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CARTAS  INICIAIS
TERÇA
Cartas: Viagens
PRIMEIRAS CARTAS

  1. As primeiras cartas equivalem a Gálatas em 47 dC, as duas aos tessalonicenses em 51 dC., as duas aos coríntios em 55 dC. e a carta aos romanos em 57 dC.

  2. Outras cartas ele escreveu, umas duas estão juntadas no texto de 1Coríntios, mas outras não foram juntadas ao cânon do Novo Testamento, por vários motivos, inclusive pela particularidade constrangedora a igrejas ou a pessoas a quem escreveu ou que foram mencionadas. Porém não diferenciava muito do conteúdo geral destas outras neste período.

  3. Estas primeiras cartas são marcadas pela imaturidade cristã e teológica de Paulo em relação ao cristianismo. Embora fosse bom teólogo no judaísmo, muito bem preparado aos pés de Gamaliel, ainda tinha muita imaturidade em relação ao ensino de Jesus.

  4. Imaturidade com muitos avanços, ele compreendia, diferente dos judeus, que Jesus veio também para os gentios, e que os judeus também estavam condenados ao inferno, e precisavam de conversão, como qualquer outra pessoa no mundo.

  5. Uma das imaturidades é quanto à parousia, a volta de Jesus. Paulo acreditava na cultura apocalíptica, e entendia que os mortos estavam na sepultura aguardando a volta de Cristo. Isso vai ser mudado em sua maturidade teológica, quando já estiver preso em Roma, como demonstrou em sua carta aos filipenses.




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CARTAS  INICIAIS
QUINTA
Cartas: Viagens, Primeiras
GÁLATAS
49d... Gálatas...... Paulo........ Gálatas.... em Antioquia da Síria..... Doutrinário... 80d..... Apologia da Graça.. muitos judaizantes na igreja... entre a viagem 1 e 2

  1. Por vários fatores internos ao conteúdo, aceita-se ser a primeira das cartas, entre as que estão incluídas no cânon do Novo Testamento.

  2. Ela critica e orienta muito dos temas tratados no Concílio em Jerusalém, sem no entanto, mencionar que já tivesse acontecido tal concílio.

  3. Outro fator é uma visão primitiva da teologia de Paulo, que mais tarde ele demonstrar evolução; porém no entanto, esta carta é como um resumo da carta aos Romanos, demonstrando assim, muita evolução doutrinária e teológica do apóstolo.

  4. Paulo menciona dificuldades em escrever, dando a certeza de que não era ele que escrevia tal carta, embora ditasse o texto, e também, seu problema de saúde nos olhos. Ele já estava com uns 50 ou mais anos.




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CARTAS  INICIAIS
SÁBADO
Cartas: Viagens, Primeiras Gálatas
1TESSALONICENSES
51d... Tessalonicenses. Paulo..Tessalonicenses... em Corinto....  Doutrinário. 80d.. Motivar a Igreja...... dúvidas sobre volta de Jesus....na viagem 2

  1. Embora tenha escrito após a carta aos Gálatas, esta carta demonstra alguma infantilidade teológica, próprio para quem está iniciando seu ministério também doutrinário.

  2. Pode ser que tal infantilidade tenha a ver com a infantilidade dos tessalonicenses, os quais são chamados por Lucas em Atos, em relação aos bereanos, de menos nobres.

  3. Provavelmente a mentalidade cultural e religiosa dos tessalonicenses não exigia tanto da teologia paulina.

  4. A preocupação principal de Paulo, provavelmente tentando atender a ansiedade dos tessalonicenses, é a volta de Jesus, e Ele está ainda muito apegado à cultura apocalíptica que a igreja naquele tempo tanto 



______________________________________________




SEMANA 2




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CARTAS  INICIAIS
DOMINGO
Cartas: Viagens, Primeiras Gál. 1Tess
2TESSALONICENSES
51d... Tessalonicenses. Paulo..Tessalonicenses.... em Cortino....  Doutrinário. 80d.. Motivar a Igreja...... dúvidas sobre volta de Jesus.... na viagem 2

1. Relembramos a infantilidade da teologia paulina nesta carta, repetindo o que aconteceu na primeira carta, talvez por estar lidando com uma igreja infantil, como Lucas disse em Atos que eram menos nobres que o bereanos.

2. Esta carta é uma continuação da primeira em muitos sentidos, e basicamente explicando o que ficou em dúvida na primeira, sobre quando aconteceria a parousia, a volta de Jesus, o ressuscitamento dos salvos que já haviam morrido.

3. Como, desde o início, Paulo argumentou usando a Cultura Apocaliptica para falar sobre a volta de Jesus, continuou, afirmando que esta volta acontecria depois da manifestação da besta, do anticristo, do abominável.

4. Na linguagem apocalíptica, o abominável equivale ao que Antioco fez, quando Israel estava sob o domínio da Síria um dos quatro territórios que ficou com um dos quatro generais de Alexandre o Grande.

5. Antioco, com muita raiva da desobediência, rebeldia, maldade e perversidade dos judeus contra seu domínio, diferente de outros povos dominados, entrou em Jerusalém e no templo, quebrou e roubou as riquezas que haviam, e espargiu sangue de povo por todo o templo, provocando os judeus a chama-lo de  o Abominável da Abominação.



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CARTAS  INICIAIS
TERÇA
Cartas: Viagens, Primeiras Gál. 1,2Tess
1CORÍNTIOS
57d... Coríntios.. Paulo............ Coríntios.. em Éfeso....  Exortações...... 80d...... Consertos na igreja... influência pagã na igreja.... na viagem 3

  1. A primeira carta aos coríntios, é bem diferente de todas as demais juntadas no Novo Testamento, principalmente por ela ser muito prática e muito particular àquela igreja e os comportamentos não muito cristãos no cotidiano dela.

  2. Há situações apropriadas àquela igreja que Paulo menciona e até justifica, como é o caso de afirmar que as mulheres deveriam aprender com seus maridos, e não deveriam estar na liderança dos trabalhos; muito embora, em vários momentos, em outras cartas, menciona mulheres como Áquila como importantes na atuação em lideranças de igrejas em outros lugares.

  3. Por circunstâncias específicas à igreja, Paulo chega a orientar que não deveriam se interessar em casamento para estarem mais preparados para a volta de Jesus, quando Jesus confirma que o casamento é da vontade do Senhor para os seres humanos.

  4. Sobre dons espirituais, que era um problema sério que acontecia naquela igreja, Paulo dá diretrizes para se identificar e se compreender sobre o assunto.

  5. Principalmente, ele afirma que é dom quando Deus dá habilidades a quem Ele quer, quando para proveito coletivo, e dado individualmente e não o mesmo dom pra muita gente.

  6. A carta tem muito do entendimento de Paulo, mesmo contra a orientação de Jesus, como foi o caso da lida com um tal Alexandre que agia como joio, e que orientou para que fosse entregue a satanás, que fosse excluído da igreja.
  7.  



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CARTAS  INICIAIS
QUINTA
Cartas: Viagens, Primeiras Gál. 1,2Tess, 1Cor.
2CORÍNTIOS
57d... Coríntios.. Paulo............ Coríntios.. em Macedônia....  Exortações...... 80d...... Consertos na igreja... influência pagã na igreja.... na viagem 3
  1. Acredita-se que Paulo escreveu mais de uma carta àquela igreja, e que partes destas cartas estão em trechos da primeira e da segunda carta que estão no Novo Testamento.

  2. Esta segunda carta se mostra com dois fundamentais objetivos: um é tirar algumas dúvidas que os destinatários tiveram a partir da leitura da primeira carta.

  3. O segundo motivo para esta carta, é a defesa do ministério de Paulo que parece estava sendo ameaçada por algum joio naquela igreja.

  4. Atendendo a estes dois objetivos, Paulo como que responde algumas questões, mas principalmente se defende de muitas maneiras, incluindo virtudes e habilidades espirituais para isto, e dificuldades que ele superava para exercer o ministério que Deus lhe confiara.



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CARTAS  INICIAIS
SÁBADO
Cartas: Viagens, Primeiras Gál. 1,2Tess, 1,2Cor.
ROMANOS
58d... Romanos. Paulo............ Romanos.. em Corinto....  Exortações..... 80d...... Apologia da Graça.... muitos judaizantes na igreja.... na viagem 3
  1. Maturidade... Nesta primeira fase do desenvolvimento da teologia paulina, esta carta tem sido compreendida como de muta maturidade, muita segurança muita liberdade teológica. Até o estilo tratado nos temas, mostra mais autoridade que as anteriores.

  2. Prevendo ser preso... Neste momento da escrita, Paulo ainda está em viagem missionária, mas já demonstra que acreditava ter alguma oportunidade para ir a Roma, acreditando que sendo cidadão romano, seria julgado na capital do Império romano, longe das garras dos religiosos joio do judaísmo.

  3. Menos prepotência... Uma das riquezas do texto escrito, é a afirmação de que tantos judeus quanto os gentios, todos eram pecadores, e todos eram carentes do perdão e misericórdia do Senhor. Deus. Isso era o auge do pensamento teológico daquela época, pois ainda se acreditava que sendo povo de Deus (embora Jesus disse que não) os judeus já estavam automaticamente salvos.

  4. Incongruência posterior... O desencontro de afirmativas se apresenta nos capítulos onde a carta afirma que Israel tenha uma atenção especial da parte de Deus para a salvação eterna. Estes capítulos contrariam tudo que foi escrito no início onde se disse que Deus não faz acepção de pessoas. Por isso acredita-se que aqueles capítulos não eram paulinos, mas foram inseridos posteriormente por alguma mente judaizante.
















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CARTAS PAULINAS *FINAIS


SEMANA 3 
DOMINGO   TERÇA   QUINTA   SÁBADO   

SEMANA 4 





36<<< >>>     ÍNDICE     


DOMINGO
ÚLTIMAS CARTAS









37<<< >>>     ÍNDICE     


CARTAS  FINAIS
TERÇA
EFÉSIOS
61d... Efésios...... Paulo........... Cristãos na Ásia menor... em Roma... Teologia.......... 80d...... Doutrinamento..... dúvidas sobre Graça e testemunho... na prisão 1 em roma

  1. A Carta aos Efésios tem sido entendida como uma epístola, uma carta não só para uma igreja, mas para outroas que recebiam influência direta e indireta da igreja destinatária.

  2. Outro fator considerado importanta epara se crer numa epístola e não numa simples carta, é que a carta não se prende a situações particulares de uma ou outra igreja, mas se volta a dar instrução geral e abrangtene sobre a vida cristã e a Graça na vida de uma pessoa e da igreja de Cristo.

  3. Provavelmente por causa deste espírito epistolar, esta carta equivale à importância da carta aos Romanos na primeira fase, para esta segunda fase.. Teologicamente, é a carta das cartas, embora a maioria das cartas desta segunda fase seja altamente teológicas.



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CARTAS  INICIAIS
QUINTA
FILIPENSES
61d... Filipenses. Paulo........... filipenses.... em Roma.... Doutrina.......... 80d...... Gratidão/Ensino... igreja muito atuante por Paulo... na prisão 1 em roma

  1. Enquanto a carta aos romanos, a última da primeira fase, mostra-se a mais madura da primeira fase; a carta aos efésios, a primeira desta segunda fase, a mais madura, esta carta aos filipenses mostra-se mais pessoal dele, a mais grata, a mais reveladora sobre ele, superando seu temperamento intransigente.

  2. Embora tenha momentos de ensino e de alguma exortação, esta carta , basicamente, foi escrita para demonstrar gratidão, não só pelo que eles enviaram de ajuda a Paulo, não só pelo bom exemplo cristão que eles davam e Paulo ficava sabendo por onde passava, mas, principalmente, por ser como que uma coroa de seu ministério, 

  3. A carta dá a impressão que até os piores erros que aquela igreja cometesse, era totalmente irrelevante para Paulo e para o evangelho, diante da grandeza e do muito que representavam para o Reino de Deus na região onde estava, e por todo o mundo.

  4. Esse carinho e admiração de Paulo pela igreja era tão grande que logo no início da carta ele chega a dizer quem tinha dúvida se o desejo do seu coração era partir para estar logo com Cristo, ou se era de ficar vivo e voltar a desfrutar da companhia e do testemunho daquela gente.






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CARTAS  INICIAIS
SÁBADO
COLOSSENSES
61d... Colossenses. Paulo...... colossenses..... em Roma...  Doutrinário...... 80d...... Apologia da Graça... influência judaizante na igreja... na prisão 1 em Roma

  1. Duas situações...

  2. A supremacia de Cristo... 

  3. As exigências religiosas... 

  4. Alguns indícios de epístola...

  5. Cristologia aprofundada...






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SEMANA 4





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CARTAS  INICIAIS
DOMINGO
FILEMON
61d... Filemon......... Paulo...... Filemon..... em Roma....   Pessoal........... 80d...... Defesa de um irmão. Onésimo era escravo fugitivo.... na prisão 1 em roma



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41<<< >>>     ÍNDICE     

CARTAS  INICIAIS
TERÇA
1TIMÓTEO
63d... 1Timóteo.. Paulo........... Timóteo.... em Macedônia.... Orientação....... 80d...... Instrui um Pastor..... Paulo em viagem missionária... livre da prisão 1 em Roma



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42<<< >>>     ÍNDICE     

CARTAS  INICIAIS
QUINTA
TITO
65d... Tito........... Paulo........... Tito...... em Nicópolis, Grécia..... Orientação....... 80d...... Instrui um Pastor..... Paulo em viagem missionária... livre da prisão 1 em Roma



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CARTAS  INICIAIS
SÁBADO
2TIMÓTEO
66d... 2Timóteo.. Paulo........... Timóteo.... em Roma...  Orientação....... 80d...... Instrui um Pastor..... Preso, com morte próxima... em prisão 2 em roma



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CARTAS *GERAIS

SEMANA 1
DOMINGO   TERÇA   QUINTA   SÁBADO   

SEMANA 2





44<<< >>>     ÍNDICE     


DOMINGO
CARTAS GERAIS

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45<<< >>>     ÍNDICE     

CARTAS  GERAIS
TERÇA
TIAGO
47d... Tiago......... Tiago........ Judeus......... Provérbico... 315d..... Ensinos práticos... Influência judaizante na igreja

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46<<< >>>     ÍNDICE     

CARTAS  GERAIS
QUINTA
1PEDRO
64d... 1Pedro...... Pedro.......... Judeus cristãos. Doutrina.. 210d.... Graça faz diferença.. Sofre perseguição em Roma

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47<<< >>>     ÍNDICE     

CARTAS  GERAIS
SÁBADO
2PEDRO
66d... 2Pedro..... Pedro........... Cristãos.... Antiheresia...... 315d.... Fé, heresia e futuro.. Preso, com morte próxima

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SEMANA 2                                                        




48<<< >>>     ÍNDICE     

CARTAS  GERAIS
DOMINGO
HEBREUS
67d... Hebreus... Barnabé?..... Judeus...... Teologia.......... 210d.... Cristo acima de Moisés. Cristãos como seita judaica

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49<<< >>>     ÍNDICE     

CARTAS  GERAIS
TERÇA
JUDAS
75d... Judas....... Judas........... Cristãos.... Antiheresia...... 315d.... Reforça a sã doutrina. Muitos heréticos na igreja

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50<<< >>>     ÍNDICE     

CARTAS  GERAIS
QUINTA
1JOÃO
95d... 1,2,3João. João............ Cristãos... Antiheresia.......... 315d.. Comunhão com Deus. Igreja sofrendo perseguições

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51<<< >>>     ÍNDICE     


CARTAS  GERAIS
SÁBADO
2e3JOÃO
95d... 1,2,3João. João............ Cristãos... Antiheresia.......... 315d.. Comunhão com Deus. Igreja sofrendo perseguições

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12<<< >>>     ÍNDICE     






*APOCALÍPTICO


SEMANA 3

SEMANA 4





52<<< >>>     ÍNDICE     


APOCALÍPSE
DOMINGO
CULTURA APOCALÍPTICA 2

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53<<< >>>     ÍNDICE     


APOCALÍPSE
TERÇA
APOCALÍPTICO CRISTÃO
96d... Apocalipse. João.......... Cristãos... Apocaliptico......... 397d.. Esperança................. Domiciano persegue cristãos


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54<<< >>>     ÍNDICE     

APOCALÍPSE
QUINTA
DATA - AUTOR - ESTILO

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55<<< >>>     ÍNDICE     

APOCALÍPSE
SÁBADO
PASSADO - PRESENTE - FUTURO

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SEMANA 4




56<<< >>>     ÍNDICE     

APOCALÍPSE
DOMINGO
ANTICRISTIANISMOS

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57<<< >>>     ÍNDICE     

APOCALÍPSE
TERÇA
RELATOS APOCALÍPTICOS

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58<<< >>>     ÍNDICE     

APOCALÍPSE
QUINTA
PRÉ - PÓS - AMILENISMO

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59<<< >>>     ÍNDICE     

APOCALÍPSE
SÁBADO
ENSINOS PARA HOJE

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*APÓCRIFOS


SEMANA 1




DOMINGO
LIVROS APÓCRIFOS

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APÓCRIFOS
TERÇA
SEPTUAGINTA

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APÓCRIFOS
QUINTA
CATÓLICOS

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APÓCRIFOS
SÁBADO
OUTROS

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*CÂNON BÍBLICO


SEMANA 5                                                        
DOMINGO
CÂNON BÍBLICO

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CÂNON BÍBLICO
TERÇA
ATÉ 395 AC.

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CÂNON BÍBLICO
QUINTA
ATÉ 100 DC.

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CÂNON BÍBLICO
SÁBADO
DEPOIS DE 100 DC.

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Pr. Jônatas David Brandão Mota







         

                  062   063   064   065   066   067   068   069   070   


060   
60<<< >>>     ÍNDICE     

62<<< >>>     ÍNDICE     
63<<< >>>     ÍNDICE     
64<<< >>>     ÍNDICE     
65<<< >>>     ÍNDICE     
66<<< >>>     ÍNDICE     
67<<< >>>     ÍNDICE     
68<<< >>>     ÍNDICE     
69<<< >>>     ÍNDICE     
70<<< >>>     ÍNDICE